Os inibidores de apetite vetados pela Anvisa estão sendo liberados novamente graças ao plenário do Senado que nesta última terça feira, derrubou a resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária na qual proibia o uso de remédios para emagrecer que tinham por base substâncias como anfepramona, femproporex e mazindol.
Com a nova proposta o senado também propõe a venda de medicamentos que contenham sibutramina, sais e isômeros entre outros intermediários.
Como se trata de um decreto legislativo a liberação já foi confirmada no Diário Oficial sem que precise de uma aprovação presidencial. O projeto foi apresentado pelo deputado Beto Albuquerque (PSB-RS), mas Humberto Costa relatou que a votação e liberação foi feita por quanto é de interesse forte da indústria farmacêutica, pois do contrário, dificilmente iriam contra um parecer técnico da Anvisa que é totalmente contra os inibidores de apetite.
Apesar da liberação da venda de inibidores de apetite, a Anvisa ainda ressalta que os seus laudos e dados científicos são precisos, e afirmam que o uso dos inibidores de apetite pode trazer mais riscos do que benefícios.
“A melhor maneira de emagrecer é com saúde, praticando exercícios físicos e uma reeducação alimentar.”