Toda mamãe engorda durante a gravidez, isso não tem como escapar, afinal o corpo sofre diversas mudanças para acomodar melhor o bebê e também você conta com o peso dele, no qual só aumenta ao longo dos meses durante a gestação. A barriga fica maior, mais flácida e depois de 9 meses, em alguns casos antes, o seu filho vem ao mundo e é motivo de muita alegria.
Durante a gravidez a mulher tem desejos de comidas principalmente, afinal você está comendo por dois não é mesmo? É natural essa vontade e você não deve se restringir, desde que seja alimentos saudáveis, para que o desenvolvimento do embrião seja eficaz.
Mas e o peso extra que adquirimos durante uma gravidez? Ele vai embora naturalmente? A resposta é sim, a tendência é que a barriga volte ao lugar, mas em muitos casos, os quilinhos a mais nos perseguem por vários meses após o nascimento de nosso bebê, principalmente no período de amamentação, onde sentimos muita fome, onde parte de nossa alimentação é transformada em leite materno, para o sustento da criança.
Muitas mães procuram fazer dietas durante o período da gravidez, e da amamentação, e isto é errado, a não ser que a dieta seja focada na melhor nutrição do bebê, evitando refrigerantes, frituras e outros alimentos que podem ser prejudiciais para o neném.
Estou amamentando meu bebê, posso fazer dieta?
A resposta é sim para dietas que focam em nutrir o seu bebê, e que elimine alimentos como: Frituras, refrigerantes, muitos doces, gorduras exageradas e alimentação fora de hora.
Já em um modo geral a resposta é NÃO. O indicado é que você espere o período de amamentação acabar, no qual tem duração mínima de 6 meses e só então voltar a cuidar do seu corpo.
O seu bebê precisa de todos os nutrientes possíveis para que seu desenvolvimento e crescimento seja completo. As dietas costumam a cortar nutrientes e eles com toda a certeza irão fazer falta para o seu bebê. Ele precisa mamar, e a composição do leite irá depender exclusivamente do que você come. Se você começa a fazer uma dieta restritiva, cortando carboidratos, proteínas, laticínios, ou qualquer outra vitamina, mineral etc, isso irá fazer falta, e com certeza você não deseja que o seu bebê cresça mal nutrido não é mesmo?
Coma de 3 em 3 horas, beba muita água, corte refrigerante e bebidas com gás, pois isso causa cólicas nos bebês e mantenha a alimentação regular, não cortando o bom arroz, feijão, carne e salada do nosso dia a dia.
Quando o período de amamentação passar, faça a Dieta Dukan e volte a ter o corpo desejado.