Se você faz alguma dieta, reeducação alimentar, ou só quer ter uma alimentação mais saudável, as dicas desse post são essenciais para te ajudar a turbinar sua rotina alimentícia. Existem muitos alimentos que consideramos saudáveis, mas que contém grande quantidade de açúcar, gordura, sódio e outras substâncias que não fazem nada bem para a saúde. Para emagrecer com saúde e comendo bem sem passar fome o ideal é se informar e conhecer bem os alimentos que você coloca no seu prato, leia com atenção e saiba mais sobre alimentação saudável.
Granola sim, mas sem açucar!
A Granola é um composto de cereal com boa fonte de fibras, mas a granola que você costuma comer contém o quê? Algumas marcas enchem de flocos de arroz, e outros ingredientes que são crocantes, mas que não acrescentam em nada na sua saúde, fora o excesso de açúcar que contém na maioria das granolas e podem ser comparadas aos cereais matinais comuns que são cheios de açúcar e contém muitas calorias. De preferência para a granola sem açúcar. Ou faça você mesmo sua própria granola, com aveia, frutas secas, fibra de trigo ou de milho, castanhas e nozes.
Como fazer a granola: Misture todos os ingredientes selecionados por você, adicione adoçante ou mel a gosto, pode usar óleo de coco para a granola não ficar tão seca, mas use em pouca quantidade, leve ao forno até dar uma leve dourada, lembre-se de usar adoçante próprio para uso culinário, ok?
Dizer que não tem tempo para cozinhar é desculpinha hein!
Se você chega em casa tarde e não tem tempo ou energia para cozinhar, pode fazer lanches leves, deixar algumas coisinhas na sua geladeira para facilitar esse processo, como legumes e frutas, verduras, atum em lata conservado em água, frango desfiado, frios como peito de peru e presunto e pães lights integrais. Você pode usar um tempinho livre para cozinhar alguns alimentos carnes e frangos e deixar em potes separados na geladeira e ir usando conforme precisar. Congelar comida também é uma ótima opção.
Troque o sorvete por gelinhos, geladinhos ou sacolé
Usar sucos de fruta natural, principalmente o de limão e maracujá que tem pouca caloria e adoçados com adoçante. Podem ser feitos com sucos lights, gelatinha light batida com leite, iogurte light ou zero congelado. É só fazer um suco ou vitamina do seu gosto, colocar nos saquinhos plásticos e se deliciar no verão, ou você pode usar forminhas para picolé.
Bolachas e biscoitos lights e integrais nem sempre são a melhor opção
Dê preferência a frutas frescas ou secas nas opções de lanches entre as refeições, os biscoitos e bolachas mesmo light, contém açúcar e muito carboidrato.
Modere nos Refrigerantes, mesmo os lights, diets e zero
Os refrigerantes comuns contém muito açucar, isso já sabemos, além de químicas como corantes e conservantes. Os refris lights e afins contém muito sódio, que retém líquido e causa sensação de inchaço, podem aumentar a pressão arterial e causar dores nas pernas por causa da retenção de líquido.
Viva a Sardinha
Sardinha é um peixe barato e que tem muitas propriedades nutritivas que ajudam a proteger o coração e a reduzir o colesterol
Limão para ajudar na digestão
Tomar um copo de água com limão alguns minutos antes das refeições ajuda a aumentar a produção de enzimas digestivas, ajuda na flora intestinal, reduz o colesterol e diminui os gases.
Termogênicos sim
Canela, pimenta vermelha, cacau em pó, gengibre, chá de hibisco, chá verde e farinha de linhaça saão alimentos termogênicos que podem te ajudar na perda de peso, inclua eles no cardápio.
Grãos Protéicos
Grãos podem sim ser fonte de proteína, como feijão fradinho e azuki, grão de bico, e lentilha.
Alimentos Crus
Alimentos crus ajudam a aproveitar melhor das propriedades que são perdidas com o cozimento, como fibras, vitaminas e minerais. Aproveite os alimentos crus que exigem mais tempo de mastigação e dão maior sensação de saciedade.