A dieta mais falada no momento é o jejum intermitente, muitas pessoas tem me perguntado sobre essa dieta e resolvi falar um pouco sobre ela. Sempre achei a proposta da dieta radical, mas como quem acompanha o site tem me cobrado informações sobre esse método de emagrecimento, ao invés de só criticar a dieta resolvi fazer um post explicativo sobre ela e deixar que as pessoas decidam se acham que vale a pena ou não fazer. Já que todos querem saber sobre o Jejum intermitente, então melhor que seja através de um post com informações corretas. Nessa matéria explico o que é, como fazer, os benefícios e os contras do tão falado jejum intermitente.
O que é o Jejum intermitente?
É um tipo de dieta para perda de peso rápida que consiste em passar longas horas do dia em jejum.
As regras da dieta podem variar de acordo com a disposição de quem deseja fazer, encontrei várias informações sobre o assunto e alguns métodos consistem em:
Método 16/8: Passar 16 horas do dia em jejum, e comer a vontade as 8 horas seguintes. Repetir todos os dias até chegar no peso ideal.
Método 24 horas: Passar 24 horas em jejum apenas 2 dias na semana, os dias não devem ser seguidos e deve-se dar um intervalo de pelo menos 2 dias entre os jejuns. Repetir o processo semanalmente até chegar no peso ideal.
Método jejum suave 5/2: Durante 2 dias da semana comer somente 500 calorias por dia, os dias devem ser alternados e ter pelo menos 2 dias de intervalo até o próximo jejum.
Durante o jejum é permitido consumir líquidos: água, chá, café e bebidas sem calorias são liberadas.
Pode se fazer uso de suplementos vitamínicos durante o jejum intermitente.
É possível fazer exercícios físicos moderados durante o período de jejum, mas com muita cautela para possíveis tonturas ou fraquezas, algumas pessoas recomendam o uso de amino-ácidos como o BCAA antes do treino em jejum.
Crianças e adolescente não devem fazer uso do método
O jejum intermitente é uma dieta que mostra resultados rapidamente, promete ajudar na renovação celular e rejuvenescimento. Mas como nem tudo são flores, também existem os contras da dieta, que serão mostrados na lista abaixo
Prós:
Rejuvenescimento celular
Diminui os níveis de insulina no sangue
Perda de peso rápida
Ajuda a reduzir o colesterol ruim
Contras:
Pode causar baixa na pressão sanguínea, fraqueza, tontura, fome em excesso e desmaios.
Após alguns dias em jejum o corpo passa a estocar gordura para queimar e gerar energia quando o corpo não recebe nenhum alimento, a longo prazo o jejum intermitente pode gerar ganho de gordura localizada.
O peso perdido em um dia de jejum pode ser recuperado facilmente no dia seguinte, já que a dieta não exige cuidado nenhum com a alimentação nos momentos em que se pode comer. O peso eliminado nas 24 horas de jejum pode ser recuperado e ou dobrado facilmente nos dias em que você se alimenta normalmente, gerando o efeito rebote, que é perder muito peso e recuperar ele em maior quantidade logo em seguida.
A dieta é nova e considerada radical por boa parte dos médicos e nutricionistas.
Recentemente tem surgido grandes entusiastas e adeptos da dieta, no entanto ela não é indicada em alguns casos como:
- mulheres em geral ( a dieta pode mexer com os hormônios, ciclo menstrual, fertilidade, e alguns testes mostraram que os homens obtiveram melhor resultado com a dieta)
- mulheres tentando engravidar
- diabéticos
- pessoas com baixa pressão sanguínea
- grávidas ou lactantes
Antes de começar qualquer dieta procure um médico. Lembre-se sempre de usar o bom senso na hora de usar qualquer método ou realizar qualquer mudança que possa prejudicar ou interferir na sua saúde.