Sempre que se pensa em dieta, se pensa em restrições e algum penar, pois emagrecer requer esforço. Dieta é sinônimo de perder peso, ainda mais nos dias de hoje em que a indústria alimentícia trabalha na produção de diversos alimentos ricos em açúcares, gorduras e outros ingredientes que auxiliam no ganho de peso da população em geral. Isso explica as altas taxas de obesidade no mundo, mas você já se imaginou fazer uma dieta para engordar?
Mas e o contrário? Dieta não é apenas para emagrecer. Existem também dietas para engordar.
Todo mundo conhece uma pessoa que come muito e de tudo e tem dificuldades para ganhar peso.
Por vezes desejamos ter o metabolismo dessas pessoas que comem de tudo sem o menor problema refletido no corpo.
Mesmo aqueles que não praticam exercícios físicos para gastarem o que consumiram de calorias, não ganham peso devido ao metabolismo super acelerado e fatores genéticos.
O que vemos como uma qualidade, uma vantagem, essas pessoas vêem como um problema, uma inconveniência.
E muitas vezes por mais que se esforcem o máximo para conseguirem engordar ou ganhar massa, falham.
O QUE FAZER QUANDO NÃO SE CONSEGUE ENGORDAR?
Muitas vezes a pessoa que tem dificuldade em engordar come de tudo o tempo todo e as calorias simplesmente se esvai de forma natural, afinal, o metabolismo super acelerado contribui significativamente para isso.
A primeira coisa é consultar um endocrinologista – médico especialista no sistema digestivo – e ou um nutricionista – que cuidará da sua alimentação.
O ideal é que se realize um acompanhamento com essa dupla de profissionais para obter um melhor resultado, pois cada um na sua especialidade farão em conjunto um trabalho mais elaborado de acordo com suas necessidades biológicas.
DIETA PARA ENGORDAR RÁPIDO
COMO DE 3 EM 3 HORAS
A primeira coisa que se deve ter em mente é que se você tem dificuldades para engordar (caso você não tenha uma doença crônica) é porque seu metabolismo é acelerado. Assim, você deve se manter atento e comer pelo menos de três em três horas.
Seu corpo trabalha muito, e muito rápido, então é necessário consumir mais calorias do que ele gasta, pois caso você não dê a ele a quantidade que ele precisa, sua reserva de energia cai e junto com ela a massa muscular.
Por isso, para não perder massa muscular, coma regularmente de 3 em 3 horas.
CUIDADO COM OS ALIMENTOS QUE VOCÊ COME
Não é porque você esta tentando engordar que vai comer tudo o que tem vontade e o que quer quando bem entender.
O regime para engordar deve ser feito com cuidado e atenção aos alimentos que você irá ingerir, uma vez que você quer engordar e não obter colesterol, gordura no fígado e outros problemas ligados a má alimentação.
Por isso, certifique-se que você esta ingerindo alimentos ricos em nutrientes, vitaminas e fibras para que seu corpo execute mais e melhor suas funções básicas.
Alem disso, é importante ter na mesma refeição pelo menos três grupos alimentares da pirâmide nutricional/ alimentar.
FAÇA REFEIÇÕES E LANCHES SAUDÁVEIS
Como já foi dito, você quer engordar, ganhar massa, e massa magra, boa e não ficar doente com colesterol, triglicerídeos e outros problemas, por isso, cuidar do que você ingere a cada três horas é fundamental para obter esse resultado.
Para isso, você pode dar preferência a alimentos ricos em carboidratos, gordura ou proteína, pois esse trio é fundamental no ganho de peso de forma saudável.
Coma:
- Uva passa
- Damasco
- Castanhas
- Tâmaras
- Amêndoas
- Pistache
- Semente de girassol
- Amendoim
- Manteiga de amendoim
- Chocolate meio amargo
- Aveia
- Banana
- Açaí
- Abacate
- Coco
- azeite
são excelentes opções de gorduras, proteínas e carboidratos, e são ricos em gorduras boas que auxiliaram o ganho de peso com saúde.
Proteína é importante em todas as refeições.
- Frango
- Peixe
- Carne vermelha
- Ovos
- Leite
- Iogurte
- Queijo
Coma sempre e em todas as refeições. É possível ter um cardápio rico e variado na dieta de engorda, de forma saudável.
PESQUISE E VÁ AS COMPRAS
Consumir produtos de qualidade e alto valor nutricional é importante em qualquer dieta ou estilo de vida. Por isso, pesquise ou converse com seu nutricionista sobre sua alimentação e vá as compras.
Apesar da praticidade do supermercado, nem sempre encontramos tudo o que precisamos lá e em um preço bom. Por isso, dê uma passeada em casas de produtos naturais.
Esses locais em geral possuem produtos frescos e por serem vendidos a granel, ou seja, sem embalagem que restringe a quantidade do produto, são mais baratos e você pode comprar a quantia desejada.
Além disso, essas lojas de produtos naturais possuem diversas opções de coisas que por vezes não conhecemos, por isso, pesquise e passeie por uma loja dessas, assim você se intera dos produtos e acaba descobrindo novos, e por um preço melhor.
SUPLEMENTOS PARA ENGORDAR
Os suplementos estão aí para auxiliar diversas coisas no nosso organismo. existem suplementos para cada dificuldade que o corpo tem, seja na melhora da absorção de nutrientes ou ausência deles, os suplementos fazem seu papel.
Mas e na dieta de engorda? Os suplementos ajudam!
Existem infinitas opções no mercado e o segredo é você experimentar até achar um que se encaixe bem ao seu paladar.
Eles podem substituir refeições inteiras, por serem cheios de vitaminas, proteínas, fibras e minerais, auxiliam na absorção total de calorias ingeridas e por isso ajudam a ganhar peso, diferente do whey protein.
O whey protein, muito conhecido no mundo fitness e das academias, serve para auxiliar o ganho de músculos. Ajuda a engordar, mas não tanto quanto o suplemento.
Alguns exemplos de suplemento são:
- Glutamina – um aminoácido que se transforma em glicose e que ajuda no ganho de peso
- BCCAA –para os sedentários ele auxilia o ganho de peso, para aqueles que fazem academia, ele auxilia no ganho de massa muscular
- Hipercalórico – possui altas taxas de calorias que ajudam a aumentar o ganho de peso
- Creatina –ajuda no ganho de massa muscular
- Maltodrextina – é um tipo de carboidrato que libera a glicose ingerida de forma lenta no sangue
- Dextrose –por possuir a base de glicose, ajuda no ganho do peso, pois eleva os níveis glicêmicos de maneira rápida
Em geral esses suplementos não são utilizados por pessoas que não malham, afinal de contas, esses suplementos auxiliam no ganho de energia de atletas e pessoas não sedentárias.
Por isso, se você não faz exercício, ou faz em uma frequência baixíssima, esses suplementos ajudarão no ganho de peso.
Antes de investir em suplementos, porque sim, eles são caros, vale a pena consultar um médico para avaliar qual o melhor suplemento para seu corpo.
DIETA PARA ENGORDAR EM 7 DIAS
Existem muitas dietas para engordar, e muitas vezes, assim como nas dietas de emagrecimento, as pessoas querem engordar de forma rápida.
É possível realizar uma dieta de engorda de 7 dias.
Durante esses 7 dias, coma alimentos ricos em gorduras, proteínas, carboidratos e nutrientes, pois assim você terá um ganho de peso sem maiores problemas que o excesso de açúcares e gorduras hidrogenadas trazem para o corpo.
Esqueça essa idéia de comer uma lata de leite condensado por dia, bolachas rechadas, achocolatados, lasanhas, fast foods e refrigerantes. O que você conseguirá com isso além de ganho de peso é uma diabete.
No café da manhã você pode comer o que esta nessa lista ou variações dela:
- Tapioca de queijo
- Pão com queijo e ovo
- Tapioca de frango
- Torrada com queijo ou frango
- Café com leite
- Leite com achocolatado
No lanche da manhã, você pode optar por:
- Uma banana, biscoito integral e algumas castanhas
- Pão com pasta de amendoim
- Pão com queijo e uma fruta
- Iogurte com damascos e castanhas
Já o almoço, você pode comer sempre: carboidratos: arroz, macarrão, batata doce, inhame entre outros, sempre acompanhado de muita salada, uma carne de sua preferência e uma fruta de sobremesa. O suspiro, sim, aquele doce que compramos em padaria, ele é rico em açúcar mas também em proteína, pode ser comido de sobremesa também.
O lanche da tarde você pode caprichar mais, uma vez que é importantíssimo comer bem para não chegar a noite com muita fome e acabar comendo mais do que o necessário.
- Tapioca de queijo com frango
- Iogurte com granola e uma fruta
- Vitamina de abacate e torradas com queijo
- Amendoins, fruta e uma fatia de pão com queijo
- Açaí com granola
Na janta, capriche também. Carboidratos, proteínas e gorduras boas sempre. A janta pode ser parecida com o almoço e pode comer uma sobremesa também, suspiro, uma fruta rica em nutrientes e calorias como:
- Manga
- Abacate
- Banana
- Caqui
- Cerejas em caldas
- Pêssego em caldas
- Uvas
Pode comer o dia todo, tenha sempre com você coisas que você pode beliscar durante o dia e que sejam cheias de nutrientes como:
- Nozes
- Barras de cereais – de preferência caseiras
- Goiabada
- Tâmaras
- Queijos
Outras dicas na alimentação de quem quer engordar são:
- Você pode fazer uma sopa de grão de bico e lentilha, mata a fome ao mesmo tempo que ajudam a ganhar peso
- Para adoçar as bebidas e vitaminas use o mel. O mel é mais calórico e saudável que o açúcar. Tudo que você quiser adoçar, use ele.
- Use leite em pó como suplemento. Claro que ele não terá o mesmo efeito dos suplementos já citados acima, pois ele é mais fraco, é um leite, mas ele ajudará. Por isso, ao fazer uma vitamina, ou café com leite, se você não utilizar o leite de vaca natural que é mais gorduroso, você pode usar o leite em pó.
- Faça exercício. Sim! O ganho de peso precisa de atividade física junto, pois assim, ao mesmo tempo que você ganha peso, seu corpo vai definindo e você não fica com acumulo de gordura em um único lugar.
- O ganho de apetite também é fundamental, pois você precisa comer mais calorias do que gasta, para isso, exercícios físicos ajudam, mas há também remédios que auxiliam o aumento de apetite. Consulte um médico para saber se você pode tomar esse tipo de suplemento
- Coma menos nas refeições e mais vezes no dia
- Ande com algum docinho na bolsa, seja tâmaras que são doces e saudáveis, goiabada com queijo. Enfim, tenha sempre coisas que você possa comer durante o dia entre as refeições
- Tenha paciência. Não adiante ingerir todos os alimentos de uma vez só, talvez o que você consiga com isso seja uma intoxicação alimentar. Tenha calma, pois seu corpo precisa se adaptar a nova rotina da dieta.