Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

A pesquisa diz que andar sozinho pode não melhorar a saúde física


Anúncios

 

Atividades mais extenuantes, como corrida e natação, aumentam a aptidão física em três vezes o número de passos lentos. Cientistas americanos descobriram o efeito quando seguiram quase 2.000 pessoas em quatro anos

Todos os exercícios físicos são bons para o corpo. Porém, se você deseja fortalecer seu corpo para não ter problemas com as atividades diárias, como subir e descer escadas, a famosa caminhada pode não ser suficiente. Pesquisadores nos Estados Unidos conduziram uma pesquisa de acompanhamento de quatro anos sobre a vida diária de cerca de 2.000 pessoas e descobriram que exercícios regulares moderados a vigorosos, como correr ou nadar por mais de 30 minutos, podem aumentar a aptidão física três vezes mais do que dando mais alguns passos. Baixa velocidade.

Esses dados foram publicados na última edição da revista profissional “European Heart Journal”, segundo o autor do artigo, eles podem estimular as pessoas a adotarem programas de treinamento mais intensos, melhorando assim a função física, melhorando assim a saúde.

“Embora haja muitas evidências de que a atividade física é benéfica para a saúde, não temos dados precisos sobre que tipo de exercício um indivíduo precisa fazer para tornar o corpo mais saudável, principalmente na população em geral. Pelo contrário, atletas ou indivíduos com condições médicas específicas. Nossa A pesquisa visa preencher essa lacuna ”, disse Matthew Nayor, professor assistente da Escola de Medicina da Universidade de Boston e principal autor do estudo, em um comunicado.

A equipe avaliou dados dos participantes do Framingham Heart Research Project, um estudo científico de longo prazo do sistema cardiovascular que começou no final dos anos 1940. “Analisamos os dados da terceira geração de voluntários nesta pesquisa, que na verdade são netos dos participantes originais, em muitos casos”, elaborou Nayor. A equipe foi avaliada de 2016 a 2019, período em que realiza regularmente diversos exames físicos, com destaque para o teste cardiopulmonar de exercício (TCPE), que ajuda a mensurar a saúde com mais precisão.

A análise mostra que exercícios frequentes de moderados a vigorosos podem melhorar significativamente a saúde física em comparação com atividades mais leves (como caminhar 10.000 passos por dia).

“Esperávamos que atividades físicas mais vigorosas levassem a um melhor desempenho de ‘exercícios de pico’, ou seja, a capacidade de realizar tarefas mais extenuantes, mas ficamos surpresos ao descobrir que esses exercícios também são mais eficazes do que caminhar. baixa intensidade Esteja preparado para o evento “, elaborou.

Nayor explicou que os participantes que registraram mais passos por dia tiveram melhor desempenho físico do que os sedentários, indicando que essa atividade de menor intensidade é boa para a saúde. Mas o estudo também mostra que caminhar é um hábito que deve ser combinado com exercícios físicos vigorosos ou moderados para ter um efeito significativo na resistência física.

“Há ampla evidência de outros estudos de que um maior número de etapas está associado a muitos benefícios para a saúde, o que é especialmente benéfico para pessoas idosas que não podem fazer o seu melhor. No entanto, se seu objetivo é melhorar sua saúde ou retardar o envelhecimento, evitar a perda de resistência, pelo menos exercícios moderadamente extenuantes são três vezes mais eficientes do que caminhar em um ritmo relativamente lento. ”, enfatizou.

Segundo os pesquisadores, esses resultados podem ser utilizados pela população de forma benéfica. “Estabelecer o que cada uma dessas atividades físicas habituais pode fazer pelas condições físicas (…) pode motivar as pessoas a serem mais ativas”, prova Nayor.

esteja preparado

Luciano Lourenço, clínico geral e especialista em medicina esportiva do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, acredita que os dados do estudo norte-americano confirmam descobertas recentes relacionadas aos benefícios de exercícios mais vigorosos. “Alguns de nossos estudos nos mostraram como essas atividades podem gerar maiores benefícios em termos de atividade muscular e saúde cardiovascular. Esses benefícios acabarão por trazer uma resistência mais expressiva ao corpo e à saúde geral”, afirmou.

O médico lembra que você deve ser capaz de realizar atividades de intensidade moderada a alta. “Não é recomendado para uma pessoa sedentária que se levantou do sofá e começou a correr ou nadar vigorosamente por mais de meia hora. Isso pode causar danos, especialmente se ela tiver se machucado ou tiver um problema sério de saúde. É importante fazer esse alerta para evitar danos à saúde, não lucro ”, alertou.

Lourenço sugere que a melhor solução é aumentar gradativamente o exercício físico. “O corpo humano é uma máquina que se adapta muito rapidamente. Você pode levar uma pessoa completamente sedentária, após um treinamento adequado, a mudar seu corpo em seis meses. Mas tudo precisa ser feito com cuidado sob a orientação de um especialista. Ele vai te dizer o que é melhor para a sua situação. “

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Muzy

Pedro Muzy

Especialista em alimentação saúdavel. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre alimentação e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com sua saúde.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​