A nutricionista explica como a fruta favorita atualmente é rica em gorduras saudáveis
Os abacates são deliciosos e versáteis, e têm obtido grande sucesso na dieta de quem opta por dietas mais saudáveis. Além de deliciosa, a fruta favorita atual também é rica em fibras, potássio, sódio, magnésio, vitaminas A, C, E, K 1, ácido fólico, B-6, niacina, ácido pantotênico, riboflavina, colina, vitaminas de luteína, zeaxantina, criptoxantina, fitoesteróis e gorduras monoinsaturadas ajudam a reduzir o risco de doenças crônicas.
Além disso, é frequentemente referido como um superalimento, o que não é surpreendente, dadas as suas características de saúde. Além disso, existem centenas de abacates de diferentes formas, tamanhos, cores e texturas. No Brasil, as variedades de produção Breda, Fortuna, Geada, Margarida, Ouro Verde, Quintal e Hass – são chamadas de abacates.
Por isso, com a ajuda da nutricionista Adriana Stavro, para adicionar essa deliciosa fruta ao seu cardápio, confira mais sobre os benefícios do abacate:
1- Reduza a pressão alta
Como mencionado anteriormente, o abacate é rico em potássio. Uma porção de 100 gramas de alimento contém 14% da ingestão diária recomendada (RDA), e as bananas são um alimento típico com alto teor de potássio com 10%.
Na revisão sistemática e meta-análise do impacto do aumento da ingestão de potássio na prevenção de doenças cardiovasculares, 22 ensaios clínicos randomizados, 1.606 participantes com hipertensão e hiperlipidemia e 11 estudos de coorte, com 127.038 participantes relatando doença cardiovascular. Doença, acidente vascular cerebral ou coração doença indicam que o aumento da ingestão de potássio pode reduzir a pressão arterial sistólica em 3,49 e a pressão arterial diastólica em 1,96.
2- Reduzir o colesterol total e o colesterol da lipoproteína de baixa densidade e aumentar a lipoproteína de alta densidade
Poucas pessoas sabem, mas o fruto do momento é uma excelente fonte de ácidos graxos monoinsaturados em uma dieta destinada ao tratamento da hipercolesterolemia.
Os abacates são ricos em fitoesteróis, que comprovadamente reduzem o colesterol ao impedir a absorção do colesterol no sangue.
Eles também são ricos em vitaminas e minerais, incluindo vitaminas E, C, magnésio, ácido fólico e zinco. O consumo de frutas mostrou níveis diminuídos de colesterol total, triglicerídeos e colesterol de lipoproteína de baixa densidade, e aumento do colesterol de lipoproteína de alta densidade (bom).
3- O extrato de frutas pode aliviar os sintomas da osteoartrite (OA)
OA é uma doença crônica comum, dolorosa e debilitante que afeta milhares de pessoas. No entanto, estudos mostraram que a ingestão de 300 mg de abacate insaponificável (ASU) pode reduzir a OA de quadril e joelho.
4- Reduza o risco de doenças cardíacas
Uma meta-análise de 50 estudos sobre a influência da dieta mediterrânea na síndrome metabólica mostra que uma dieta rica em gordura monoinsaturada pode prevenir eficazmente a síndrome metabólica.
Outro estudo sobre a morbidade e mortalidade da dieta mediterrânea, doenças cardíacas e derrame acompanhou por 20 anos e acompanhou mais de 74.000 mulheres com idades entre 38 e 63 anos. Os autores relatam que as mulheres que seguem uma dieta mediterrânea têm um risco menor de acidente vascular cerebral.
5- Pode prevenir e ajudar a tratar o câncer
Aposto que você não sabe disso! De acordo com Stavro, um estudo publicado na Cancer Research em 2015 mostrou que o abacate B é um composto derivado do abacate que pode ajudar a matar as células de leucemia.
6-Melhorar a saúde ocular
O abacate contém luteína e zeaxantina, dois fitoquímicos importantes para a saúde dos olhos. Adicionar frutas à dieta pode ajudar a reduzir o risco de degeneração macular relacionada à idade.
7- Manter o açúcar no sangue estável
Adicionar abacate à dieta pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue porque a gordura da fruta não altera o açúcar no sangue.
Em outras palavras, os diabéticos podem se beneficiar com o consumo.
Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade Loma Linda descobriu que os participantes que comeram meio abacate no almoço relataram se sentir satisfeitos por mais tempo. Também mostra que comer abacate não aumenta os níveis de açúcar no sangue. Os pesquisadores acreditam que comer pode ser benéfico para manter o peso e controlar o diabetes.
8- Melhorar a saúde do sistema digestivo
A fibra de abacate não apenas estabiliza o açúcar no sangue, mas também ajuda a melhorar a saúde do sistema digestivo e ajuda a alterar o equilíbrio das bactérias intestinais, aumentar as bactérias saudáveis e reduzir as bactérias nocivas, que podem ser a chave para certos problemas digestivos.
Além disso, a gordura do abacate pode nutrir o revestimento do intestino, reduzindo assim os sintomas da constipação e da síndrome do intestino irritável.
9- Ajuda a perder peso
Um estudo randomizado publicado no Journal of Nutrition em 2013 avaliou o efeito de comer abacate Hass na saciedade. Os resultados mostraram que adicionar 150 gramas de abacate ao almoço afetará adultos com sobrepeso nas 3 e 5 horas seguintes. .
10- Prevenir doenças crônicas
De acordo com o Programa de Ciência Nutricional e do Departamento de Medicina Interna da Universidade de Kentucky, o alto consumo de fibras está associado a um risco reduzido de doenças cardíacas, hipertensão, diabetes, obesidade, doenças gastrointestinais, sensibilidade à insulina, hipercolesterolemia e ajuda a reduzir o peso.