Imagem: Internet
Hoje é o Dia Nacional do Diabetes, data criada em parceria entre o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS), para conscientizar a população sobre os riscos e cuidados com a doença. O risco aumenta em casos de pessoas que mantém dieta ioiô, ou seja, em pessoas que sofrem com o efeito sanfona. De acordo com pesquisa apresentada na Filadélfia, Estados Unidos, as pessoas que passam por esse processo podem ter disposição a doenças cardíacas.
Os pesquisadores dividiram 16 ratos em dois grupos, sendo que um recebeu uma quantidade normal de alimentos e o outro consumiu três ciclos de dieta restrita com 60% da ingestão calórica diária normal. Usando um ultrassom, os cientistas puderam avaliar o funcionamento cardíaco e renal dos animais, além de fazer exames de sangue para medir a sensibilidade dos roedores à insulina, hormônio cuja função é metabolizar e controlar os níveis de glicose no corpo.
Com o estudo, os cientistas descobriram que os animais que passaram por vários ciclos de perda de peso e recuperação de peso corporal reduziram a função cardíaca e renal no final e tinham mais resistência à insulina, o que pode ser uma causa de diabetes.