A ciência mostra que é mais provável que você tenha uma vida mais curta se comer certos alimentos. Pode parecer difícil de acreditar, mas apenas cerca de 25% da vida útil é determinada geneticamente, e o restante depende de outros fatores, incluindo o que você come.
Confira os alimentos que vão encurtar sua vida. Das dez principais causas de morte, a dieta está fortemente associada a seis: doenças cardíacas, câncer, doença cerebrovascular (derrame), doença de Alzheimer, diabetes e doença renal. Além disso, pelo menos duas outras pessoas podem ser afetadas pela dieta. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), as mortes acidentais, a terceira principal causa de morte depois de doenças cardíacas e câncer, podem incluir acidentes de trânsito, dos quais 28% estão relacionados ao álcool.
De acordo com o CDC, suas chances de morrer de gripe e pneumonia – que juntas compõem a nona principal causa de morte – também podem depender de sua saúde metabólica.
Não há nenhum alimento específico que irá prejudicá-lo imediatamente (a menos que seja botulismo ou comer muita comida venenosa). No entanto, seu padrão alimentar geral importa. Portanto, escolha com cuidado e preste atenção aos seguintes alimentos.
Alimentos ultra processados
Bebidas adoçadas com açúcar
Adoçantes artificiais
Carne vermelha
Carne de aves
Carnes processadas
Alimentos ricos em sódio
Alimentos com nitratos adicionados
Gorduras trans
Laticínios
Cereais super doces