Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Alimentos para auxiliar na cicatrização pós-cirúrgica


Anúncios

Além da medicação, higiene e repouso, o pós-operatório envolve outros cuidados, incluindo a alimentação, que tem grande impacto na recuperação do paciente. Nesse ponto, as dietas hospitalares são definidas por prescrições médicas que ajudam a orientar quais alimentos consumir durante a recuperação. Na maioria dos casos, são uma refeição leve que afeta a regeneração dos tecidos.

Como cada paciente necessita de um tipo específico de dieta, o ideal é contratar uma equipe de profissionais para ajudá-lo a preparar seus pratos, porém, no post de hoje, apresentaremos 5 que auxiliam na recuperação pós-operatória e são indicadas para a maioria dos casos pós-operatórios.

Água

De qualquer forma, a água é essencial para garantir o bom funcionamento dos órgãos, principalmente os rins, que podem eventualmente ficar sobrecarregados devido ao uso de anti-inflamatórios durante o processo de recuperação. Além disso, reduz o inchaço que ocorre devido à retenção de líquidos.

Sucos naturais

Outros fluidos também são bem-vindos no preparo de refeições hospitalares. Sucos naturais são fonte de vitaminas, e frutas como melão e abacaxi são leves e diuréticas.

Carnes leves

O terceiro prato da nossa lista de 5 alimentos para ajudar a curar após a cirurgia é a carne magra. Isso ocorre porque a proteína leve ajuda a melhorar as condições clínicas e a formar aminoácidos. O ideal são cortes com menos gordura, incluindo peitos de frango, carne bovina, patinhos ou lagartos.

Cenoura

O betacaroteno nos vegetais é convertido em vitamina A no corpo, o que ajuda a regenerar a pele e prevenir a inflamação.

Folhosos verdes

Folhas verdes como alface, espinafre e repolho são alimentos ricos em vitaminas B e E, que contribuem para o crescimento de fibroblastos (células do tecido conjuntivo). Dessa forma, esses alimentos ajudam a preencher o tecido e aumentar o colágeno. O pós-operatório é um momento delicado tanto para quem vai operar quanto para as entidades responsáveis ​​pela melhora do quadro clínico do paciente. Assim, a terceirização de serviços de alimentação acabou sendo uma poderosa aliada nesse período.

Leia também: Maternidade e veganismo – o que leva mães e crianças a adotarem hábitos saudáveis

 

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Muzy

Pedro Muzy

Especialista em alimentação saúdavel. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre alimentação e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com sua saúde.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​