Na incansável busca do peso ideal é comum se deparar com dietas milagrosas que prometem o emagrecimento rápido e eficiente. No entanto, nesse desejo de emagrecer rapidamente muitas pessoas se esquecem de dar a devida importância à saúde.
Muitos se submetem a restrições alimentares radicais que visam o emagrecimento imediato e a curto prazo, abolindo do cardápio nutrientes que são fundamentais para a nutrição adequada e saudável do organismo. Essa prática além de proporcionar um alto risco de se adquirir doenças, promove uma perda de peso efêmera, ou seja, que tende a não durar muito tempo.
Para compor uma alimentação saudável e equilibrada temos a nossa disposição os chamados alimentos funcionais. Eles são responsáveis não apenas por trazer nutrientes para o organismo, como por também proporcionarem outros benefícios à saúde, tais como a desintoxicação e a recuperação do organismo, prevenção de problemas intestinais, auxiliam na redução do colesterol e em especial são excelentes aliados para a perda de peso saudável.
Entre os alimentos funcionais, os cereais são os mais indicados nas dietas para emagrecer, pois são abundantes em fibras insolúveis e solúveis que aumentam a saciedade e reduzem a sensação de fome.
As fibras solúveis absorvem uma alta quantidade de líquidos dos alimentos e incham no estômago, formando assim um volume não calórico no estômago que causa a sensação de saciedade duradoura e diminui o desejo de comer.
Já as fibras insolúveis demandam de maior tempo para serem digeridas pelo corpo. Elas são caracterizadas como insolúveis por absorverem uma quantidade baixa de água, conferindo a elas o benefício de aumentarem o volume e o peso das fezes, contribuindo na prevenção de problemas intestinais como a prisão de ventre e o câncer do intestino.
Além disto, essas fibras se ligam as gorduras e as expulsam para fora do organismo, através das fezes, reduzindo as taxas de colesterol.
Em meio aos cereais que mais se destacam quando o assunto é emagrecer de forma saudável, os mais indicados são:
Aveia: rica em fibras, possui um perfil variado de vitaminas do complexo B (vitamina B3, B1 – auxiliam na manutenção da saúde mental e conferem altas doses de energia ao corpo) e ainda contém vitamina E, responsável por apresentar uma elevada ação antioxidante – combate os radicais livres que causam danos às células.
Linhaça: abundante em fibras, vitaminas e minerais, contém ômega 3 e sua semente possui a substância lignana, que contribui para a prevenção do câncer, em especial o câncer de mama e o de próstata.
Chia: alto teor de fibras e proteínas, colabora na perda de peso (aumenta a saciedade), rico perfil nutricional (possui ômega 3, ferro, magnésio, potássio, cálcio, cobre, fósforo e zinco) e reduz o apetite.
Cevada em grãos: possui altas taxas de fibras e minerais, tais como selênio e magnésio que auxiliam na prevenção do envelhecimento antecipado da pele, além de conter boas quantidades de proteínas e carboidratos, que tornaram a alimentação mais nutritiva.
Centeio: oferece uma quantidade alta de fibras (colabora na sensação de saciedade), é rico em potássio e em fósforo que são fundamentais para os líquidos presentes no corpo, além de participarem do desenvolvimento dos ossos.
Trigo em grãos: rico em fibras, possui baixo teor glicêmico, pode reduzir os ricos de doenças cardiovasculares, auxilia no controle do colesterol LDL (ruim) e contribui para a manutenção da saúde do intestino.
Arroz integral: fonte de fibras, carboidratos e aminoácidos (confere altas quantidades de energia ao organismo), e é abundante em vitaminas do complexo B.
Quinoa: é muito indicada para pessoas que praticam atividades físicas, pois oferece as chamadas gorduras boas (ômega 3 e 6) e uma alta quantidade de proteínas, além de ser considerada fonte de minerais importantes para o organismo, tais como zinco, potássio e ferro.
Amaranto em flocos: excelente fonte de aminoácidos, nutrientes e minerais (potássio, magnésio, selênio e ferro) que participam da formação de tecidos do corpo, contém altas taxas de gorduras boas, como o ômega 3 e 6, além de possuir vitaminas B2, B3 e B6.
Escolha o seu cereal predileto e adicione mais fibras a sua alimentação. Elas são excelentes aliadas no processo de emagrecimento.
Matéria produzida pela jornalista Karina Silva Farias do Grupo Sare
Muitas outras informações e os remédios mais baratos você encontra na Sare Drogarias
Crédito: www.saredrogarias.com.br