Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Cirurgia Plástica Gratuita


Anúncios

O SUS é o sistema nacional de saúde utilizado pela maioria dos brasileiros sem plano de saúde privado, onde as pessoas podem passar por diversos procedimentos médicos, desde simples consultas até cirurgias.

Mas você sabia se é possível fazer cirurgia plástica pelo SUS sem pagar nada? Como funciona? Quais cirurgias são cobertas pelo SUS? Como faço essas cirurgias?

✓ Nessa matéria, daremos mais informações sobre este tema e responderemos as principais dúvidas sobre como conseguir uma cirurgia plástica gratuita pelo SUS. vamos?

No Sistema Único de Saúde (SUS), algumas cirurgias plásticas são oferecidas de forma gratuita, mas é importante lembrar que essas cirurgias são realizadas exclusivamente quando há um motivo médico ou de saúde pública, e não apenas por questões estéticas.

Cirurgia Plástica Gratuita SUS

Algumas cirurgias plásticas que podem ser realizadas pelo SUS são:

  • Cirurgias de reconstrução de mama após câncer de mama
  • Cirurgias de reconstrução de pênis após cirurgia de câncer de pênis
  • Cirurgias de correção de fissuras labiopalatinas (fenda palatina)
  • Cirurgias de correção de fendas no lábio superior (fenda labial)
  • Cirurgias de correção de deformidades congênitas (que ocorrem desde o nascimento)

Para conseguir uma cirurgia plástica pelo SUS, é preciso seguir alguns procedimentos. Primeiramente, é necessário procurar um médico do SUS para avaliar se você está apto a realizar a cirurgia e, em caso positivo, encaminhá-lo para um centro de referência em cirurgia plástica. Nesses centros, os pacientes são avaliados por uma equipe multidisciplinar, que inclui médicos, enfermeiros, nutricionistas e psicólogos, entre outros profissionais. Se a equipe considerar que você é um candidato adequado para a cirurgia, ela poderá encaminhá-lo para uma lista de espera.

O tempo de espera para a cirurgia varia de acordo com a região onde você mora e com a disponibilidade de leitos e equipe médica. Por isso, é importante ficar atento ao seu encaminhamento e acompanhar o processo para saber quando será sua vez de realizar a cirurgia.

É importante lembrar que as cirurgias plásticas são procedimentos complexos e que requerem cuidados especiais após a cirurgia. Por isso, é importante seguir as orientações do seu médico e da equipe de saúde para garantir o sucesso do procedimento.

A cirurgia plástica pode ser feita pelo SUS?

Como você sabe, o SUS é o plano nacional de saúde do Brasil que tem como principal objetivo proporcionar aos brasileiros mais qualidade de vida, tudo de forma gratuita, e busca atingir todas as pessoas com necessidades relacionadas à saúde. Afinal, a saúde deve ser um direito básico que todo cidadão deve ter!

O SUS realiza diversos procedimentos gratuitos como exames, consultas, transplantes e até cirurgias.

Nem todo mundo sabe disso, mas em alguns casos a cirurgia plástica pode ser feita pelo SUS. Mas nem todos têm direito a tais procedimentos, sendo necessário atender a alguns requisitos que explicaremos ao longo do material.

Quem pode fazer cirurgia plástica no SUS?

O SUS é um plano de saúde do governo federal que atende a todas as pessoas de todas as classes sociais em todos os países, porém, para obter serviços do sistema único de saúde, primeiro: você deve ter um cartão do SUS.

A principal finalidade da cirurgia plástica no SUS é a realização de cirurgias revisionais, principalmente aquelas que podem causar alguma dor ou dificuldade física à pessoa.

Algumas leis federais já tratam disso, como a Lei nº 10.223, de 15 de janeiro de 2001, que prevê a gratuidade da cirurgia plástica para mulheres mastectomizadas.

Outras leis vigentes em alguns estados, como SP e RJ, também garantem cirurgias plásticas pelo SUS para mulheres vítimas de violência sexual.

Atualmente, a maioria das pessoas que procuram a cirurgia o fazem apenas por razões estéticas. Nesse caso, essas operações só podem ser realizadas em uma rede privada. Nesses casos, o próprio plano de saúde geralmente não cobre a cirurgia plástica.

Por isso, o SUS oferece diversos tipos de cirurgias gratuitamente, porém, para realizar uma cirurgia plástica, ela deve ser realizada não por questões estéticas, mas por questões de saúde e qualidade de vida, ou seja, quando for realmente necessário. e restaurador.

Assim, se a sua situação faz com que necessite de uma cirurgia plástica, mas não apenas por razões estéticas, pode consultar a possibilidade de realizar esta cirurgia gratuitamente.

Quais cirurgias plásticas são cobertas pelo SUS? cirurgia reconstrutora

A cirurgia plástica é considerada pelo SUS como cirurgia reparadora quando corrige malformações congênitas, tumores de pele, sequelas de queimaduras, pequenos e médios traumas, etc.

Às vezes, a cirurgia considerada cosmética pode ser classificada como cirurgia de revisão, como a reconstrução da mama para alguém que fez mastectomia por câncer.”

Cirurgia plástica não coberta pelo SUS

Existem também algumas cirurgias plásticas que não são cobertas pelo SUS, principalmente por serem realizadas apenas por motivos estéticos. Essas cirurgias são:

  • Lipoaspiração
  • Aumento Labial
  • Implante capilar
  • Rinoplastia
  • Lipoescultura
  • Aplicação de silicones
  • Remoção de sinais e manchas
  • Entre outras.

Como Fazer Cirurgia Plástica Pelo SUS – Como Solicitar

Para se submeter a uma cirurgia plástica no SUS, a pessoa deve inicialmente estar cadastrada no SUS e depois ser avaliada por um médico.

Esse profissional avaliará a situação e, se entender que a operação é realmente necessária, solicitará sua realização.

Inscrição

Através de um requerimento apresentado por um médico, os cidadãos poderão requerer junto dos serviços de saúde para que sejam providenciados os trâmites necessários para colocar a pessoa em lista de espera.

Hospitais universitários que fazem cirurgia plástica de graça

Esses procedimentos são frequentemente realizados em hospitais de ensino, hospitais públicos, consultórios particulares e até hospitais universitários, como:

  • FMUSP (Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo)
  • Faculdade de Medicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)
  • Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás HC – UFG
  • UFPR (Universidade Federal do Paraná), Hospital das Clínicas de Porto Alegre
  • Hospital Universitário da Universidade Federal de Juiz de Fora/EBSERH
  • Hospitais Universitários:HC/UFMG
  • Hospital Universitário Professor Alberto Antunes – HUPAA

Você também pode obter mais informações sobre onde fazer cirurgia plástica nos postos de saúde de cada cidade e nas Santas Casas.

Tempo de espera

Às vezes, devido às longas filas nesses hospitais para cirurgias e outros procedimentos, pode demorar um pouco para a cirurgia propriamente dita, então o cidadão tem que ter paciência até a sua vez, principalmente se não for uma emergência. Portanto, fique à vontade para esperar, você pode ter que esperar meses ou até anos.

Se a sua situação for uma emergência e você for um risco para a saúde, é melhor procurar um advogado o mais rápido possível e pedir ao tribunal que ordene ao Estado que pague a sua cirurgia em um hospital privado porque não atende às suas necessidades e não pode ser arriscado para você.

Como é realizada a cirurgia plástica pelo SUS?

Em geral, a cirurgia plástica via SUS pode levar meses a anos se não for uma emergência.

Um dos procedimentos mais realizados no SUS é a cirurgia bariátrica – a gastroplastia, que visa reduzir o tamanho do estômago.

Mas esse tipo de operação só é indicado para casos muito graves de obesidade, que colocam diretamente em risco a vida das pessoas.

Outro procedimento também comum no SUS é a abdominoplastia, que envolve a retirada cirúrgica do excesso de pele abdominal, e é comum em pessoas que fizeram gastroplastia ou perderam peso significativo e, como resultado, relaxaram o corpo.

DICA

Como você deve saber, o SUS não realiza cirurgias estéticas e sim reconstrutivas. Mas e se um defeito físico fizer com que você desenvolva problemas psicológicos?

O SUS realiza cirurgia estética excepcionalmente se o paciente apresentar algum distúrbio psicológico causado por um defeito físico, como orelhas muito grandes (otoplastia).

É importante explicar detalhadamente o seu problema e como ele interfere na sua vida diária ao seu médico ou cirurgião.

Enfim, agora você já sabe como fazer cirurgia plástica pelo SUS e quais procedimentos são cobertos pelo sistema. Se você precisa de alguma cirurgia plástica gratuita, entre em contato com seu médico o mais rápido possível para que ele avalie seu caso!

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Muzy

Pedro Muzy

Especialista em alimentação saúdavel. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre alimentação e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com sua saúde.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​