O inchaço corporal nada mais é do que um sinal de retenção de líquidos ao redor dos tecidos do corpo. Falta de atividade física, alimentos com alto teor de gordura e açúcar e ingestão excessiva de sódio podem contribuir para esse acúmulo. Mas alguns ingredientes naturais também podem melhorar a situação.
Barriga inchada e a sensação de barriga inchada durante o dia incomoda muita gente, mas ao contrário do que muitos pensam, diminuí-la não é uma tarefa difícil. Primeiro é preciso entender a causa do problema, muitas vezes é devido ao abuso de alimentos calóricos como pizza, hambúrgueres e refrigerantes. No entanto, algumas pessoas sentem inchaço mesmo com uma dieta saudável, pois a sensação de inchaço pode estar relacionada ao acúmulo de gases no sistema digestivo, seja no estômago, na circulação intestinal ou no cólon.
Aliás, a sensação de barriga inchada nem sempre indica uma doença ou problema grave, mas se for frequente e causar dor, é algo que você precisa prestar atenção. Quando o sódio é consumido em grandes quantidades, ele se acumula no corpo e, como resposta, nosso corpo precisa liberar mais água para reduzi-lo, causando retenção de líquidos. No caso do álcool, ocorre o mesmo processo.
A diferença é que ele desidrata o organismo, causando acúmulo de líquido por um mecanismo de desidratação ao invés de aumentar o sódio. Segundo especialistas, comer uma dieta balanceada com alimentos ricos em sódio, gordura e açúcar não causará problemas – e é importante não exagerar. Recomenda-se beber muita água para eliminar o excesso de sódio no organismo e manter o funcionamento normal dos rins. Quando ocorrer inchaço, simplesmente retorne à vida normal com uma dieta balanceada e exercícios.
O potássio também é um nutriente importante na luta contra a retenção de líquidos. Portanto, Natalia recomenda incluir ingredientes ricos em potássio na dieta. Quanto ao método de produção, ela disse que não tem relação direta com o cozimento e redução do inchaço. “No entanto, os alimentos prontos para assar, grelhar ou cozinhar no vapor são as melhores opções, pois evitam frituras e excesso de gordura. Abaixo, confira os melhores ingredientes para reduzir o inchaço e incorpore-os em suas refeições hoje!
1. Abacate
O fruto tem bastante potássio e fibras, que contribuem com o funcionamento do intestino e, de quebra, a retenção de líquidos.
2. Alface
Mimosa, lisa, crespa, romana, americana: não importa a variedade da folha que você escolher, todas têm benefícios para a saúde.
3. Aveia
O cereal pode ser consumido com frutas, iogurtes, em vitaminas e até molhos ou sopas.
4. Beterraba
Rica em zinco, a beterraba contribui também com o fortalecimento do sistema cardiovascular e dá resistência física. Para o consumo, aposte em saladas e grelhados.
5. Espinafre
Além de fortalecer os músculos, a hortaliça evita a prisão de ventre e previne doenças cardiovasculares.
6. Feijão
O grão tem bastante fibra, ajudando no funcionamento do intestino. Prefira consumi-lo em receitas leves e sem gordura.
7. Laranja
Prevenir a gripe, contribuir com a saúde dos olhos, melhorar o humor e evita pedras nos rins. Esses são alguns dos benefícios que a fruta oferece.
8. Mamão
Rica em vitaminas e fibras, a fruta é uma ótima aliada para a regular o funcionamento do intestino.
9. Melancia
Com bastante água, a fruta é ótima para a hidratação da pele e dos cabelos. Também é um diurético natural.
10. Pepino
Leve e com poucas calorias, o vegetal ajuda a reduzir o açúcar no sangue, controla a pressão arterial e mantém a saúde cardiovascular.
Leia também: 10 dicas para comer bem todos os dias