Quem sofre com a diabetes tem que aprender a conviver com as restrições alimentares, para evitar o aumento dos níveis de açúcar no sangue e a resistência à insulina. A doença é dividida em dois tipos. A diabetes tipo 1, é crônica e causada por um problema na produção de insulina pelo pâncreas. A diabetes tipo 2, ocorre devido ao sedentarismo e sobrepeso.
Em nosso pais, 17 milhões de brasileiros têm diabetes e devem redobrar a atenção com a alimentação. Alguns sintomas podem ser observados para buscar a ajuda de um profissional da saúde, como vontade frequente de urinar, sonolência e cansaço, visão turva, formigamento nos pés e mãos e excesso de apetite.
A alimentação tem relação direta com a resposta do organismo. Muitas pessoas não sabem, mas até algumas frutas, ricas em açúcar, podem aumentar o índice glicêmico rapidamente.
Veja alguns exemplos de alimentos que devem ser evitados por diabéticos:
1. Uvas
As uvas têm alto índice glicêmico e causam picos de glicemia. Uma única uva contém aproximadamente um grama de carboidrato e, por este motivo, pessoas diabéticas devem moderar no consumo desta fruta.
2. Sushi
Por ser feito com base de arroz, o sushi deve ser evitado por diabéticos. O arroz, que é um tipo de carboidrato, pode causar inflamações e doenças cardíacas. O sushi também deve ser consumido com moderação, pois, geralmente é preparado e consumido com ingredientes ricos em açúcar.
3. Frutas desidratadas
As frutas secas são opções populares e consideradas saudáveis para lanches, mas o processo de desidratação faz com que a concentração de frutose, açúcar natural presente nas frutas, seja maior.
4. Barras de cereais
As barras de cereais devem ser evitadas por diabéticos pelo alto teor de açúcar. Uma opção alternativa é consumir cereais integrais, como aveia e linhaça, que são digeridos aos poucos pelo organismo e não proporcionam picos de açúcar no sangue.
Leia também: Dieta anti-inflamatória para combater doenças e melhorar a imunidade