Ao projetar uma dieta para perda de peso, é uma boa ideia aumentar o número de alimentos saudáveis em seu cardápio. No entanto, algumas opções são enganosas, embora pareçam o contrário, são ricas em calorias e atrapalham totalmente seus objetivos. O alerta é da nutricionista Dra. Ana Luisa Vilela, especialista em emagrecimento. Ela lista 10 vilões de Libra que enganaram muita gente.
1 – Mingau de aveia
A aveia se tornou a queridinha da dieta porque é rica em fibras, garante saciedade e facilita o controle do transtorno obsessivo-compulsivo, mas muitas pessoas pensam que o sabor infantil desse prato pode fazer com que o peso fique fora de controle. A dica é substituí-lo por iogurte natural.
2 – Purê de batata doce
Embora as batatas doces tenham um baixo índice glicêmico, elas podem levar ao ganho de peso. “Uma boa maneira de baixar ainda mais esse índice é negociar a abóbora mais enxuta”, diz o especialista.
3 – Suco de laranja ou uva
Isso não ocorre porque os sucos naturais são liberados na dieta. Os médicos revelaram que alimentos como limões ou maracujás são muito mais baixos em calorias do que laranjas ou uvas.
4 – Abacate, manga ou uva
“Peras, maçãs ou morangos com índice glicêmico muito mais baixo devem ser preferidos”, alertam os especialistas.
5 – Arroz e macarrão integral
Novamente, só porque são alimentos integrais não os torna a melhor opção para um menu. “Eles podem ser substituídos por arroz de couve-flor, macarrão de abobrinha ou coração de pêssego – opções mais nutritivas e saudáveis. Além disso, são menos calóricas”, explica a nutricionista.
6 – Açaí
Embora as bagas de açaí sejam ricas em fibras e antioxidantes e tenham propriedades anti-inflamatórias, elas são ricas em calorias. Especialmente ao adicionar xarope, leite em pó, granola, etc. Portanto, frutas e misturas congeladas podem ser substituídas por ela”, aconselha o médico.
7 – Mel ou açúcar mascavo
Uma colher de sopa de mel tem em média 61 calorias. O açúcar mascavo, por outro lado, é fonte de ferro e cálcio, mas também é rico em calorias (73 calorias em uma colher de sopa), por isso não deve ser consumido em excesso. Especialistas apontam que adoçantes naturais como xilitol ou estévia podem substituir esses dois alimentos.
8 – Óleo de coco ou azeite
Embora sejam consideradas gorduras boas, os médicos lembram que o óleo de coco e o azeite de oliva não devem ser exagerados. “Por exemplo, um pequeno fio é suficiente para temperar um prato de salada”, disse.
9 – Chocolate 70% cacau
Luisa diz que o chocolate pode ser substituído por alfarroba, também conhecida como Pão-de-João. Isso porque, enquanto o cacau contém 23% de gordura, a alfarroba tem apenas 0,7%, tornando a planta uma boa escolha para pessoas que estão perdendo peso, enfatizam os médicos.
10 – Refrigerantes e sucos diet
Mesmo que estejam de dieta, essas bebidas não são uma boa opção para manter uma dieta. Por isso, sempre que possível, devem ser substituídos por limonada ou água aromatizada. “Esta versão da água com gás pode até ter menos calorias, mas contém ingredientes artificiais, sabores e sódio e não tem valor nutricional. Por isso, não deve ser abusada”, concluiu.
Leia também: A importância de treinar e fortalecer as pernas