Os alimentos que previnem o câncer de próstata são principalmente alimentos ricos em licopeno, como tomate e mamão, além de alimentos ricos em fibras e outros antioxidantes, como frutas, vegetais, sementes e nozes, que devem ser consumidos regularmente. base para que possam tomar medidas preventivas.
Além de consumir esses tipos de alimentos, também é importante reduzir a ingestão de gordura saturada, encontrada principalmente em carnes vermelhas, bacon, salsichas, fast food e alimentos processados, que parecem aumentar o risco de câncer de próstata.
O câncer de próstata afeta principalmente homens com mais de 40 anos com histórico familiar de câncer e, embora possa não causar sintomas específicos, pelo menos em seus estágios iniciais, pode ser facilmente identificado com exames como toque retal ou PSA teste. Confira alguns alimentos que podem ajudar a prevenir essa doença.
1. Tomate: licopeno
O tomate é o alimento mais rico em licopeno, nutriente que tem maior poder antioxidante e pode proteger as células da próstata de alterações prejudiciais, como a proliferação descontrolada durante o crescimento do tumor. Além de prevenir o câncer, o licopeno também pode diminuir o colesterol LDL (ruim) e proteger o corpo de doenças cardiovasculares, como ataques cardíacos.
A ingestão de licopeno para prevenção do câncer é de 35 mg por dia, o que equivale a 12 tomates ou 230 ml de extrato de tomate. Este nutriente é mais facilmente absorvido quando o alimento é submetido ao calor, razão pela qual a pasta de tomate contém mais licopeno do que o tomate fresco. Além do tomate e seus derivados, outros alimentos ricos em licopeno são goiaba, mamão, pitanga e melancia.
2. Castanha-do-Pará: selênio
O selênio, mineral encontrado principalmente na castanha-do-pará, ajuda a prevenir o câncer por participar da morte celular programada, inibir a reprodução celular e atuar como antioxidante. Além das castanhas, também está presente em alimentos como farinha de trigo, gema de ovo e frango.
3. Vegetais crucíferos: sulforafano
Vegetais crucíferos como brócolis, couve-flor, repolho, couve de Bruxelas e couve são ricos nos nutrientes sulforafano e indol-3-carbinol, antioxidantes que estimulam a morte celular programada na proliferação da próstata em tumores.
4. Chá verde: isoflavonas e polifenóis
As isoflavonas e polifenóis têm efeitos antioxidantes, antiproliferativos e estimulam a morte celular programada chamada apoptose. Além do chá verde, esses nutrientes também são encontrados na maioria das frutas e vegetais, soja e vinho tinto.
5. Peixes: ômega-3
Os ômega-3 são gorduras boas que são anti-inflamatórias e antioxidantes, melhorando a saúde celular e prevenindo doenças como câncer e doenças cardíacas. É encontrado em peixes de água salgada como salmão, atum e sardinha, bem como em alimentos como linhaça e sementes de chia.
Alimentos que devem ser evitados
Para prevenir o câncer de próstata, assim como qualquer outro tipo de câncer, é importante reduzir a ingestão de gorduras saturadas e trans, encontradas principalmente em carnes vermelhas, bacon, embutidos (como linguiça e presunto), pratos prontos, biscoitos e Alimentos industrializados, como lasanha e pizza congelada. Também é importante reduzir a ingestão de açúcar e alimentos açucarados, como refrigerantes e sucos de frutas prontos, porque esses alimentos são pró-inflamatórios e podem aumentar o risco de câncer de próstata.
Leia também: Confira alguns alimentos que ajudam a reduzir a retenção de líquidos e o inchaço