Dieta em grupo emagrece até 5x mais

Dieta em grupo emagrece até 5x mais

Segundo estudo da Faculdade de Medicina Baylor, em Houston, Texas, e divulgado pelo jornal Daily Mail, pessoas que decidem fazer dieta por conta própria tendem a perder muito menos peso do que alguém que faça a dieta em grupo. A dieta em grupo proporciona a perda de até 5 vezes mais peso do que quem encara essa tarefa sozinho.

Ao comparar participantes de grupos de dietas com pessoas que seguem uma abordagem de autoajuda, os pesquisadores perceberam que depois de três a seis meses as que seguiam o programa em grupo, conseguiram atingir uma meta bem maior de emagrecimento do que as que estavam por conta própria.

Após três meses de dieta os integrantes de grupos de dietas haviam perdido em média 3,9 kg contra 0,82 kg de quem fazia a dieta sozinho. Em seis meses a diferença entre os dois grupos foi ainda mais gritante com 4,38 kg em comparação a 0,59 kg.

“A diferença na perda de peso entre os dois grupos é convincente. Enquanto as pessoas dos grupos de dieta demonstraram significativa perda de peso em 6 meses, as pessoas no outro grupo começaram a voltar a ganhar peso. Ao longo do tempo é improvável que a dieta por conta própria seja bem sucedida. Também chama a atenção o nível de perda de peso nos grupos de dieta. Basta colocar mais pessoas no grupo de dietas experimentando a perda de peso para reduzir também o risco de desenvolvimento de diabetes tipo 2 e outras doenças cardiovasculares”, afirmou o médico Craig Johnston, que comandou a pesquisa.

Durante o estudo 147 seguiram o programa de um grupo de dietas enquanto 145 fizeram dieta sozinho. Ao grupo que estava disposto a emagrecer por conta própria foram distribuídos materiais impressos com orientações de dieta e de exercícios básicos para a perda de peso segura.

O estudo concluiu que, para os grupos de dieta, o fator mais importante para o sucesso da perda de peso estava no fato de frequentar as reuniões. “Esses resultados mostram que a abordagem do programa funciona. Acreditamos que nossas reuniões fornecem são poderoso elemento de suporte de grupo, onde as pessoas são motivadas, apoiadas e aprendem a mudar seus estilos de vida – e temos todas as ferramentas para ajudá-los com acesso online e por telefone do nosso programa”, defendeu Zoe Hellman, chefe de saúde pública de um grupo de dietas.

Um estudo global, publicado recentemente na revista The Lancet, indica que adultos obesos e com sobre peso que seguiram algum programa de emagrecimento perderam duas vezes mais peso do que aqueles que apenas receberam orientações médicas. Outra pesquisa independente, publicada no British Medical Journal, concluiu também que programas de perda de peso em grupo são mais eficazes e baratos do que dietas elaboradas por profissionais de saúde.

Publicado em 03/12/2014

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo