Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Dieta da Mente – Carboidratos fazem mal ao cérebro, e gordura não


Anúncios

Um médico e nutricionista americano chamado David Perlmutter está alertando em seu livro “A Dieta da Mente” os perigos que os carboidratos podem ocasionar a nossa mente e também os benefícios da gordura animal para o nosso organismo e também a mente. Não só ele, mas diversos estudos já comprovaram que o carboidrato é um vilão contra o emagrecimento. Segundo David além de engordar, o nutriente ainda mata os neurônios do cérebro aos poucos.

Essa ideia é polêmica e alarmante segundo especialistas, alguns acham inclusive que um pouco exagerada, mas todos concordam com os malefícios dos carboidratos principalmente os com glúten. Só que erradicar o carboidrato de nosso corpo, e só consumir proteínas não é a solução, acreditam muitos deles.

No livro do americano, ele cita vários estudos estudos científicos que mostram uma relação entre o consumo de alimentos como trigo, aveia, cevada e seus derivados e o desenvolvimento de doenças degenerativas como o Alzheimer, depressão, enxaqueca, Parkinson e várias outras.

Segundo ele o consumo de carboidrato em relação ao cérebro, é tão grave que já está acreditando que o Alzheimer pode ser um novo tipo de diabetes. Isso porque a grande parte dos pacientes com diabetes tipo 2, tem muito mais chances de desenvolver Alzheimer do que uma pessoa saudável. No livro, ele cita que a solução para vários de nossos problemas de saúde é voltar a se alimentar como nosso ancestrais da Era Paleo, onde o consumo predominante de gorduras era de 75%, as proteínas 20% e carboidratos, encontrados em frutas de forma naturalmente representavam apenas 5% de nossa alimentação diária.

Nos dias atuais, grande parte de nossas refeições são compostas por 60% de carboidratos, 20% de proteínas e apenas 20% de gorduras.

Segundo ele, a ideia é fazer o contrário do que os cardiologistas indicam hoje em dia, ou seja, se alimentar com mais gorduras de origem animal e ingerir poucos carboidratos, inclusive os integrais. David cita que essa dieta não é só para quem tem sensibilidade ao glúten, mas todas as pessoas pois não há risco de aumentar as gorduras do corpo, se ele não estiver sob os efeitos negativos dos carboidratos.

A informação científica que ele descreve em seu livro é que:

“A inflamação causada por esses nutrientes desencadeia um processo de oxidação no organismo e é precisamente o LDL (colesterol ruim) oxidado que provoca o acúmulo de gordura nas artérias. Em um corpo não inflamado, o LDL segue sua função de levar o colesterol vital (HDL) para o cérebro.”

Tudo isso pensando no bem de nosso cérebro.

Mas será mesmo que isso é verdade? E quanto as outras doenças não ligadas ao cérebro que gorduras tendem a nos trazer? Deixe seus comentários.

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Muzy

Pedro Muzy

Especialista em alimentação saúdavel. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre alimentação e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com sua saúde.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​