Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Dieta saudável para quem está na terceira idade


Anúncios

A alimentação saudável na velhice é sinônimo de qualidade de vida, por isso é imprescindível encontrar formas de incentivar o consumo de alimentos que ajudem a potencializar e prevenir doenças comuns nessa fase da vida. Quer saber como criar uma dieta saudável para os idosos? Então anota todas as dicas do post de hoje!

Nosso corpo requer cuidados diferentes com o passar dos anos, e manter uma alimentação saudável na velhice torna-se ainda mais importante. Escolhas alimentares inteligentes e hábitos mais saudáveis ​​são essenciais para garantir uma boa qualidade de vida, mais saúde, autonomia e imunidade a diversas doenças. Uma alimentação saudável aliada à prática de atividade física e acompanhamento médico é fundamental para garantir a longevidade do idoso, não só em termos de vitalidade física, mas também de saúde física e mental.

5 passos para uma alimentação saudável para os idosos

Manter uma alimentação saudável para idosos nem sempre é simples. Desenvolver hábitos mais saudáveis ​​comendo alimentos integrais pode ser difícil, por isso listamos 5 passos para ajudá-lo no processo e garantir uma boa saúde na vida adulta:

1. Muita água!

Cuidar do corpo é o principal objetivo de uma alimentação saudável para a terceira idade, e a hidratação é uma parte muito importante desse processo. Acompanhe a ingestão diária de água para se manter hidratado, principalmente nos dias mais quentes: vale aromatizar a água para estimular o consumo, mas não com refrigerantes e sucos.

2. Dê preferência aos alimentos naturais

Quando pensamos em alimentação saudável, logo a associamos a alimentos integrais, e o raciocínio está correto. Alimentos ultraprocessados ​​e industrializados contêm ingredientes prejudiciais ao organismo, por isso invista em produtos orgânicos, verduras, frutas e legumes.

3. Substitua o sal sempre que possível

O sal pode ser o arquiinimigo da qualidade de vida, principalmente na velhice. A boa notícia é que existem várias formas de substituí-lo nas refeições: Prefira sempre aromatizantes naturais e produtos com baixo teor de sódio.

4. Fibras, ômega 3 e proteínas são ótimos aliados

Alimentos fontes de proteína, como carne vermelha, feijão, grão de bico e lentilha, são muito eficazes no combate à anemia. Alimentos ricos em ômega 3, como peixes, sementes de chia e linhaça, podem ajudar a prevenir doenças como diabetes e artrite.

A fibra encontrada nas frutas, leite e derivados e até na aveia é uma grande aliada no combate ao colesterol alto, glicemia e ainda melhora a flora intestinal.

5. Estimule a mastigação correta

Muitos idosos sofrem de problemas de mastigação, o que pode dificultar a alimentação ou até interferir na alimentação. Pensando nisso, é importante encontrar formas de consumir alimentos que funcionem com as restrições de cada pessoa. Tente ralar ou cortar os alimentos em pedaços menores, se necessário. Isso ajudará na alimentação saudável e também evitará acidentes como engasgos.

Leia também: 10 tipos de exercícios para o braço para incluir em sua rotina

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Muzy

Pedro Muzy

Especialista em alimentação saúdavel. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre alimentação e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com sua saúde.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​