Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Fique atento ao perigo escondido nos potes de tempero de cozinha


Anúncios

Em um estudo recente publicado no Journal of Food Protection, uma equipe de pesquisadores apresenta uma mensagem preocupante. Os autores do estudo descobriram que quase metade dos frascos de especiarias estavam contaminados com patógenos, uma porcentagem maior do que a contagem de bactérias em tábuas de corte e tampas de latas de lixo.

Mais detalhes sobre o estudo

Estudos mostraram que esses recipientes comuns de cozinha correm maior risco de contaminação bacteriana. Pesquisas mostram que, ao cozinhar carne crua, pode ocorrer contaminação ao tocar na tampa do recipiente com as mãos sujas. Além disso, os pesquisadores observaram que apenas nos Estados Unidos, onde o estudo foi realizado, quase 2 milhões de pessoas contraem doenças transmitidas por alimentos, como a salmonela, a cada ano. A maioria desses casos vem de produtos como carne bovina, frango, porco e peru.

Condução do experimento realizado

No experimento, os cientistas analisaram a condição de potes e recipientes de especiarias após o cozimento por 371 participantes. Para imitar o movimento de patógenos em uma cozinha ativa, a equipe inoculou a carne com um bacteriófago chamado “MS2”, um vírus que infecta bactérias, mas não representa uma ameaça para os seres humanos. Isso permitiu que os pesquisadores rastreassem com segurança a contaminação sem prejudicar os cozinheiros. Após cada participante preparar uma refeição, a equipe limpa todos os utensílios e superfícies da cozinha.

“Ficamos surpresos porque não tínhamos visto evidências de contaminação de recipientes de especiarias antes. A maioria dos estudos sobre contaminação cruzada de superfícies de cozinha pelo manuseio de carne crua ou produtos de aves se concentrou em tábuas de corte ou torneiras de cozinha e superfícies negligenciadas, como recipientes de especiarias , tampas de latas de lixo e outros utensílios de cozinha. Isso torna este estudo e estudos semelhantes de membros desta equipe mais abrangentes do que estudos anteriores”, disse Donald Schaffner, professor do Departamento de Ciência Alimentar da Escola de Ciências Biológicas e Ambientais da Rutgers University. é co-autor do estudo, trabalhando com colegas da North Carolina State University. As descobertas foram publicadas no Journal of Food Protection.

Segundo pesquisas, ao cozinhar, os recipientes de temperos são facilmente contaminados por microorganismos nocivos à saúde. Na contaminação cruzada, a transferência de microorganismos de uma substância ou objeto para outro, geralmente com efeitos nocivos.

A conclusão tirada sobre os potes de tempero

Os resultados mostraram que 48% dos potes apresentavam sinais de contaminação por MS2. Quando se trata de poluição, as tábuas de corte vêm em segundo lugar e as tampas de lixo vêm em terceiro. As alças das torneiras recebem a menor quantidade de contaminação durante o preparo das refeições.

Procedimento para manipulação dos alimentos

Por fim, os pesquisadores concluíram que a propagação de bactérias de alimentos crus pode ser evitada com procedimentos adequados de manipulação de alimentos, tempo de cozimento adequado, lavagem frequente das mãos e higienização de superfícies e utensílios de cozinha. Dessa forma, na hora de cozinhar, o ideal é sempre lavar as mãos antes de passar para a próxima etapa, principalmente ao manusear molhos. Dessa forma, você pode evitar que bactérias se multipliquem e outras se contaminem.

Leia também: Alimentos que estragam rápido, mesmo na geladeira

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Muzy

Pedro Muzy

Especialista em alimentação saúdavel. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre alimentação e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com sua saúde.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​