Fruta goji berry tem ação antioxidante, mas não emagrece

Fruta goji berry tem ação antioxidante, mas não emagrece

Uma fruta asiática invadiu supermercados e sites com a promessa de emagrecer, combater doenças e até melhorar a potência sexual, é a goji berry, utilizada na medicina tradicional chinesa e cultivada há mais de 600 anos. Entre seus benefícios estaria seu alto poder antioxidante, com ação potente no combate de doenças como câncer, aterosclerose e diabetes, mas, de fato, apesar de sua ação antioxidante e alta concentração de vitamina C, somente algumas pesquisas mediram seu efeito direto sobre as enfermidades.

Um estudo publicado no “Journal of Nutrition” em dezembro de 2013, mostrou que a goji berry foi capaz de aumentar o potencial da vacina antigripal em ratos. A fruta aumenta a atividade das células dentríticas, que são capazes de levar o vírus até as células de defesa. Outro estudo, publicado no “American Journal of Clinical Nutrition” em 2008 com pacientes com risco para doenças cardiovasculares, mostrou o efeito protetor da fruta. Os voluntários consumiram porções moderadas da goji berry por oito semanas e tiveram melhora da função plaquetária, com regulação da pressão sanguínea e diminuição do mau colesterol. Esse aumento foi verificado em 5,6% dos pacientes que consumiram a goji berry, contra 0,6% do grupo que não ingeriu a fruta.

A fruta, entretanto, não ajuda a emagrecer, ao contrário do que muitos sites indicam. Ela é, na verdade, bastante calórica, cada 100 g da fruta desidratada têm 256 kcal. A goji berry oferece uma certa saciedade, mas não é uma estratégia eficiente para emagrecer porque a pessoa teria que comer muito para obter esse efeito.

Quanto à potência sexual, especialistas desconhecem o possível benefício da fruta.

Benefícios reais

A goji berry é rica em ferro, betacaroteno e vitamina c; pode e deve ser usada em sua dieta, mas deve ser integrada de maneira moderada. O consumo exagerado da fruta pode ter efeito contrário, já que faz com que deixemos de ingerir outros alimentos benéficos e essenciais. Se for usar a goji berry em sua dieta, use como um alimento que traz benefícios, não como um remédio milagroso que fará você emagrecer.

Na mesma quantidade a Goji Berry proporciona:
– 2x mais betacaroteno que a cenoura
– 15x mais ferro que o espinafre
– 50x mais vitamina c que a laranja

Publicado em 25/02/2014

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo