Principalmente quando estamos fazendo academia, a ingestão de ovos se torna constante, por conta de sua grande quantidade de proteínas, que fazem muito bem para os músculos, dando força e aumentando o seu tamanho, juntamente com uma dieta balanceada. Mas muitos dizem que a gema do ovo faz mal por conta do colesterol, e passa a comer somente a clara do ovo. Mas você sabia que é errado pensar desta maneira?
A gema do ovo contém sim, uma grande quantidade de colesterol. Um exemplar grande contém cerca de 5g de gorduras e 200mg de colesterol, e quem para o seu consumo, acredita que as gemas dos ovos irão elevar seus níveis de colesterol no sangue. Certamente essa afirmação é correta, mas não prejudicial para a sua saúde.
O seu fígado por exemplo, produz até 6 vezes mais colesterol do que os ovos, isso porque a produção de colesterol, faz com que sejam produzidos, hormônios como a testosterona, que tem por finalidade a reparação de algumas células.
Segundo estudos, pessoas com níveis de colesterol na média, ou pouca coisa acima, são mais resistentes a doenças e infecções, em relação as mesmas pessoas com colesterol baixo. É bem diferente o colesterol obtido através de dieta, do colesterol elevado do sangue.
Mas não se engane, colesterol alto não quer dizer saúde também, tudo que é exagerado não presta, já dizia o ditado.
Benefícios ao consumir gema de ovo
Você não precisa separar a gema da clara toda vez que for preparar um ovo. Ingerindo a gema você encontra uma fonte ótima de vitaminas A, D e E. Você também obtém o dobro da proteína encontrada no ovo, caso ingerisse apenas a clara.
A gema também contém uma proteína com valor biológico maior, além de colesterol e gordura saturada, que são essenciais na produção de testosterona e reparadores de células.
Ovo é saúde.