Após testar 25 marcas de Whey Protein, a A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) fez um comunicado nesta quinta-feira dia 27 de fevereiro de 2014, onde está proibido a comercialização e distribuição de 20 marcas de Whey, dos quais apresentaram irregularidades na quantidade exata de nutrientes que eram informados nos rótulos das marcas. Assim causando uma divergência que trás malefícios e não benefícios para atletas que consumiam os produtos.
A Anvisa começou a fiscalizar e testar os produtos de suplementos proteicos depois que recebeu algumas denúncias sobre irregularidades na quantidade de carboidratos e proteínas relatadas nos rótulos de cada embalagem. E para você ter uma noção, essa irregularidade em alguns casos chegava a uma diferença de 20% em relação as informações nutricionais apresentadas nos rótulos. Essa diferença era tanto para mais em 19 dos produtos reprovados, quanto para menos em apenas um caso.
“20 marcas de Whey Protein são proibidas pela Anvisa no Brasil”
Onze dos suplementos testados, também apresentavam em sua composição ingredientes não informados no rótulo, como amido, milho e soja.
O suplemento que apresentou a maior variação de carboidratos foi o da marca Whey NO2 Pro, intitulado Suplemento Proteico para Atletas aroma Idêntico ao Natural de Milho, onde a quantidade apresentada no rótulo era de 1,6 grama, e no teste alcançaram 17,66 gramas. Uma diferença muito grande, que pode ser muito prejudicial para quem faz uso do suplemento.
No caso o Whey NO2 Pro, da Pro Corps, também teve variação superior a 20% na proteína. Na embalagem era apontado como se tivesse 25g, mas segundo os testes da Anvisa, a marca apresentou 10,19g de proteínas em sua composição.
Além disso, sete produtos testados apresentaram uma variação maior do que 20% entre a quantidade de proteína declarada no rótulo e a presente na composição do suplemento. O Whey NO2 Pro, da Pro Corps, além de ter tido o pior resultado no teste do carboidrato, também foi o que teve maior variação em relação à proteína. Enquanto o rótulo diz que ele contém 25 gramas de proteína, os testes apontaram 10,19 gramas em sua composição.
7 dos 20 reprovados, apresentaram quantidade de proteínas, com variação superiores a 20% em relação ao da embalagem.
Qual é a punição da Anvisa para as marcas de Whey?
Primeiro a Anvisa, só ira punir com a proibição da distribuição e comercialização dos produtos, os lotes que foram examinados. Segundo a agência, ela está aguardando a resposta dos fabricantes em relação as irregularidades. Se forem comprovadas, a suspensão de todas essas marcas, será válida para todos os lotes. Caso a empresa continue vendendo os Whey proibidos, além de interdição, as empresas podem pagar uma multa que variam de 2 mil a 1,5 milhão de reais.
Lista das 20 marcas de Whey Protein retiradas do mercado pela Anvisa.
Marca x Fabricante
3W – Fast Nutrition
100% Whey Xtreme – Pharma
Super Whey 100% Pure – IntegralMedica
Super Whey 3W – IntegralMedica
Fisio Whey Concentrado NO2
Whey Protein Optimazer – Cyberform
Whey NO2 Pro Baunilha – Pro Corps
Whey NO2 Pro – Pro Corps
Whey 5W Pro – Pro Corps
Ultra Pure Whey+ Isolate Whey – Nutrilatina Age Superior
Extreme Whey Protein sabor morango – Solaris
Extreme Whey Protein sabor baunilha – Solaris
Muscle Whey Proto NO2 – Neo Nutri
Whey Protein 3W – DNA Design Nutrição Avançada
100% Ultra Whey – Ultratech Supplements
Bio Whey Protein – Performance
Peter Food – Whey NO2 + Creatine
Designer Whey Protein
Super Nitro Whey NO2 – American Line Suplements
Isolate Whey – Neo Nutri