Recentemente um realizado nos EUA descobriu que as pessoas que mastigam mais os alimentos, tendem a ingerir menos calorias durante o dia, o que consequentemente faz com que elas emagreçam e tenham o peso em controle.
Durante o estudo, mastigar os alimentos por 50 vezes ao invés da média de 15 a 20 vezes, fez com quem estava participando, comessem 15% a menos de calorias durante uma refeição. Eles relataram que por ter que mastigar mais os alimentos, a sensação de saciedade chegava mais rápido do que quando eles realizavam suas refeições antes dos estudos.
Nas pesquisas também foram levantadas questões de que se ao mastigar mais levaria os participantes a comerem menos, e se afetaria os níveis de açúcar no sangue ou esta relação também teria influência sobre certos hormônios que regulam o apetite.
Ao que se diz uma primeira impressão e conclusão do estudo atual da mastigação, eles chegaram a teoria de que existe uma conexão entre quantidade de mastigações e os níveis de alguns hormônios que informam o nosso cérebro quando está na hora de começar e parar de consumir alimentos.
Mastigar mais ajuda a emagrecer?
Ao mastigar mais, os pacientes/participantes apresentaram uma baixa nos níveis de grelina do sangue. Este hormônio é responsável por estimular o seu apetite. Com essa descoberta, os pesquisadores acreditam que esses hormônios e substâncias podem sim, ajudar as pessoas a terem controle sobre o seu apetite, e em um futuro fazer parte das terapias contra a obesidade.
Aprender a mastigar mais, pode significar um auto controle, onde você estará “ensinando” o seu cérebro a “comer” menos, e a você mesmo para aprender a dizer não a certos alimentos que podem fazer parte de sua dieta diária. Afinal, se você é capaz aprender a mastigar 100 vezes um pedaço de carne, também é capaz para dizer não a uma barra de chocolate.