Nos últimos 9 meses, estivemos longe de parentes e perto da geladeira em casa. O tempo no sofá é eterno, enquanto o tempo para exercícios físicos é breve. É por isso que algumas pessoas estão mais pesadas em 2021 do que no início do ano anterior, e podem justamente acusar esse transtorno do pânico.
Mas seja esperto: para quem ganhou alguns quilos, hoje é o início do período mais assistido. Com ou sem passas, o jantar hoje à noite, o almoço amanhã e tudo o que aparecerá na próxima semana, incluindo a espumante véspera de Ano Novo, pode ser lembrado mais tarde. Quer dizer, muito mais tarde. Talvez para sempre. No resto da sua vida, você já pensou nisso?
Porque a mensagem que ouvi de Bruno Halpern, endocrinologista associado da Federação Latino-Americana de Obesidade (FLASO), contradiz o bom senso: “Por muitos anos, a maior parte do ganho de peso que a maioria das pessoas notou vem de Little High Jump disse: “Este não é um processo contínuo, ou seja, o ganho de peso aos poucos é como muita gente imagina. ”
Você conhece esta história: nessa época, a pessoa ganhou 2 kg em um período relativamente curto e começou a comer na primeira segunda-feira do ano novo. Ninguém, mas ela quase não perdeu os mesmos 2 kg de peso. Ou, se você perder tudo isso, dê uma piscadela para o general de brigada para recuperar pelo menos um pouco do peso perdido. Halpern apontou: “A verdade é: essas mudanças repentinas de peso geralmente não são totalmente compensadas posteriormente.”
Exatamente vinte anos atrás, cientistas do National Institutes of Health e da University of South Carolina associaram esse fenômeno à celebração de dezembro. Eles monitoraram o peso de 195 indivíduos adultos e aumentaram seu peso a cada 6 a 8 semanas.
Os participantes realizaram pesquisas pela primeira vez entre o final de setembro e meados de novembro, o que era uma atividade antes da reunião dos pesquisadores. Lembre-se, os americanos comemoram o Dia de Ação de Graças com pompa, peru e meio ambiente neste mês.
É justamente durante as festas e feriados de novembro à primeira quinzena de janeiro que esta é a segunda vez de pesar. A terceira vez foi entre o final de fevereiro e o início de março para que os estudiosos pudessem ver o que aconteceu durante o que eles chamaram de período pós-noite. A última inspeção foi concluída em setembro ou outubro, um ano depois de tudo ter começado
Para resumir, as pessoas adicionaram cerca de 1,5 kg de peso durante o feriado de final de ano. Mas nos próximos meses, eles não eliminaram todos eles. Resultado: chegaram em setembro do ano seguinte, com peso médio de 480 gramas.
Desde então, alguns outros trabalhos também seguiram na mesma direção, parece que mesmo que não sejam muito gordos, o ganho de peso de uma hora para outra dificulta as coisas.
Halpern disse: “As pessoas pensam que são apenas alguns dias comendo, não importa, porque podem perder esses quilos no futuro, mas não é o caso.” “E o mesmo é verdade para crianças. Vários estudos mostraram que meninos e meninas obesos Eles tendem a ganhar peso durante as férias e não perderão tudo depois de voltar à escola e a uma vida normal. ”
Seu organismo não aceita perder
Nesse caso, seu corpo não aceita a perda de peso. A obesidade é uma doença crônica complexa. Existem muitos fatores por trás dela, até mesmo diferentes de pessoa para pessoa. Porém, um desses fatores, o fator genético, sempre existe. Se você tem uma cintura fina, talvez pense que o assunto não é sobre você.
Não tire conclusões, porque alguns de nós carregamos o gene thin. Isso é sério: ao contrário, a maioria das pessoas carrega muitos genes e, em uma explicação simples, elas tentam preservar todo o armazenamento de energia que você consegue obter em festas, feriados, fast food, qualquer ocasião para oferecer jaca para alguém pisar.
Bem, o armazenamento de energia pode ser bem armazenado em suas células de gordura. Por causa desses genes, assim que você ganhar peso, seu corpo resistirá quando você perder peso. Tende a reduzir seu metabolismo e aumentar sua fome. Em qualquer caso, fará todo o esforço para restaurar o que antes era gordura corporal. Talvez isso faça parte de outra explicação detalhada do comentário de Bruno Halpern: “Para quem ganhou muito peso no passado e conseguiu emagrecer – digamos cerca de 15 kg -, não há necessidade nem mesmo de festa de final de ano Há muito exagero na mesa e adicione 2 ou 3 quilos. ”
Em outras palavras, parece que quando você engorda, você engorda facilmente. Quanto maior a oscilação do indicador de equilíbrio – primeiro subir e depois descer – mais fácil é subir novamente. O endocrinologista disse: “A triste consequência é:“ entre o final de um ano e o início de outro, é a época em que as pessoas mais desistem do tratamento da obesidade por causa do ganho de peso ”.“ Elas se sentem deprimidas e desistem. Ou, para piorar a situação, não faz sentido para eles voltarem aos profissionais de saúde que cuidaram de seus casos com vergonha. ”
O que fazer então?
Infelizmente, este ano é diferente para todos nós – ou pessoas sábias – partidos políticos. Para salvar a nossa saúde e as das pessoas ao nosso redor, as reuniões são pequenas e cada reunião é melhor celebrada com pessoas sob o mesmo teto.
Bruno Halpern acredita: “Mas isso não significa necessariamente que a oferta de alimentos será reduzida. Pelo contrário, neste caso, as pessoas podem até comer mais.” Isso não é impossível – tampouco Prepare o mesmo banquete de sempre, seja porque pode derrotar esse desejo para compensar a mentalidade não tão natalina. quem sabe!
Mas ninguém quer dizer que não podemos nos divertir em ocasiões tão especiais, saborear receitas de família, torrar com o pão ao nosso lado e experimentar uma nova sobremesa. Halpern admitiu: “Claro, em dias festivos, comerei mais do que de costume.” Ele ressaltou: “Mas comer demais é diferente de comer descontroladamente”.
O médico mencionou um estudo que acompanhou pessoas que perderam muito peso e conseguiram manter uma nova forma. O objetivo é descobrir o segredo para não ganhar mais peso. Uma delas é a atitude psicológica: essas pessoas sempre comem menos do que elas mesmas, mesmo nas festas. Halpern disse: “Normalmente, eles planejam e então consideram o que consumir.”
Desta forma, é como se eles próprios assinassem um tratado, seja para beber ou parar de beber um copo de vinho, para não provar sobremesas, etc. Bruno Halpern acredita que outro benefício da estratégia de pré-limitar os alimentos deliciosos é evitá-los.
Ele percebeu: “Isso sempre acontece quando você trabalha demais e perde o controle.” Quando isso acontece, voltamos ao lugar problemático: o risco de jogar a toalha no chão.
Além disso, para Bruno Halpern, “os alimentos com alto teor calórico devem valer muito a pena”. Concordemos que o menu de Natal está cheio delas. Duas colheres de sopa de frutas secas e nozes são misturadas. Podemos esmagá-las facilmente sem servir. Elas calcularam 140 calorias. O chocolate do tio está pronto? Abaixo, fornece cerca de 280 calorias. Bolo de nozes? Um pequeno pedaço de mais de 500 peças. O clássico Panetone (flocos) nunca vai adicionar menos de 300 calorias, pois essa receita requer muita gordura além do açúcar. Em outras palavras, se você não tiver coberturas lindas ou recheios especiais, 300 calorias consumirão energia.
Bruno Halpern disse: “Na verdade, não coma alimentos com alto teor calórico apenas pelo fato de comer. Nem mesmo coma só porque a outra pessoa se serviu. Não dê apenas a primeira mordida. Continue comendo. “Evitar pequenos exageros é evitar um salto tão pequeno. Afinal, daqui a 20 anos, com 480 gramas de peso adicionais a cada Natal, eles irão adicionar outros 4,5 quilos de peso. Que o Papai Noel lhe traga saúde. E, ao receber um presente tão precioso, você fará a sua parte – cuide-se! Assim estaremos em 20 Natais – acredite em nós, e não tão pesado.