VITAMINA A
Esses componentes têm um papel de antioxidantes – protegem contra a ação dos radicais livres – e uma alimentação com esse nutriente promove o envelhecimento do organismo. Uma deficiência de vitamina A no corpo pode causar cegueira noturna , que é a dificuldade em enxergar lugares mais escuros. Além da cenoura, outros alimentos ricos em A são mamão, brócolis, abóbora, espinafre, laranja, batata doce, ovo, queijo, outros.
VITAMINA C
Nossa amada vitamina C tem entre seus benefícios um poderoso antioxidante. Em outras palavras, o papel dessa substância é proteger as células saudáveis do organismo contra a ação das células livres. A vitamina C também pode ser uma grande aliada no desenvolvimento de degeneração macular, além de ajudar a retardar a catarata.
VITAMINA E
A vitamina E tem uma poderosa ação antioxidante , ou seja, combate os radicais livres que afetam a saúde das nossas células.
É capaz de reduzir o risco de desenvolver doenças cardíacas, contribui para a prevenção do câncer de próstata e da doença de Alzheimer. risco de degeneração macular relacionada à idade, a doença é a causa mais comum de cegueira em pessoas com mais de 65 anos.
Amêndoas, brócolis, amendoim, espinafre, sementes de girassol, azeite, kiwi, cenoura, pepino, abacate, couve, castanha do Brasil.
ZINCO
Você pode encontrá-lo em grão de bico, feijão, carne vermelha, fígado, grãos, castanha de caju, amêndoas, abacate, abacaxi, banana, manga, melão, morango, agrião, maçã doce da terra , beterraba, brócolis, cogumelo, repolho e couve-flor.
ÁCIDOS GRAXOS E ÔMEGA-3
Nem todos os tipos de gordura são ruins. Os ácidos graxos ômega-3, por exemplo, não são do nosso organismo e são essenciais. Eles desempenham papéis importantes no desenvolvimento e funcionamento do cérebro e retina. Você pode encontrá-los em sementes de linhaça, óleo de soja, óleo de linhaça, chia, nozes, sardinha, atum, arenque , anchovas, peixes que vivem no fundo e no frio., e também em algas marinhas.