Existem diferentes tipos de açúcar, o cristal, mascavo, demerara, refinado e vários outros que são um pouco menos usados. Mas você sabe quais são as principais características de cada um? Quais são os que mais fazem mal para a sua saúde? Hoje no Dieta Emagrece nós vamos falar um pouco mais sobre este que pode ser um grande vilão na sua dieta.
As principais diferenças entre os tipos de açúcar, estão na cor, composição nutricional e no gosto. Cada qual tem características únicas que os diferem, quanto mais escuro for o açúcar, maiores são as quantidades de sais minerais e vitaminas, assim como mais próximo do natural, ao sair da cana de açúcar ele está. O açúcar é branco, devido ao seu refinamento, quanto mais fino e branco, mais aditivos químicos foram colocados em sua fabricação, e é nessa que os nutrientes são retirados, só deixando praticamente as partes ruins do açúcar.
Para você saber bem essa diferença nutricional, o açúcar mascavo por exemplo, a cada 110g de açúcar existem 90 miligramas de cálcio, 34 miligramas de magnésio, 27 miligramas de fósforo e 350 miligramas de potássio. Já o açúcar comum na sua cozinha, o branco e refinado, conta com 3 miligramas de cada um dos nutrientes. A diferença é estrondosa.ara comparar, na mesma quantidade de açúcar refinado, aquele tipo branco mais comum, a gente encontra no máximo 2 miligramas de cada um desses nutrientes.
Principais diferenças entre açúcares
Açúcar refinado
É o famoso açúcar branco e fino que temos em nossa cozinha. O processo de refinamento desse açúcar, consiste na adição de aditivos químicos como o enxofre, retirando as vitaminas e sais tornando praticamente inútil nutricionalmente.
Açúcar mascavo
Este tipo é bem escuro e molhado, pois é o primeiro açúcar obtido após o cozimento do caldo de cana nas fábricas. Ele mantém todos os nutrientes, mas não é muito utilizado pois tem um gosto parecido com o próprio caldo de cana que você toma na rua. Mas é o melhor para a sua saúde.
Açúcar demerara
Este açúcar é o mais caro encontrado no mercado. Ele passa por um processo de refinamento, mas não é aplicado nenhum aditivo químico, por isso ainda mantém a cor marrom claro, e conta com uma grande quantidade de nutrientes assim como o mascavo. Sua utilidade muito comum é em doces.
Açúcar cristal
Apesar de ter pedacinhos grossos, o açúcar cristal passa por um refinamento do qual lhe deixa com apenas 10% dos nutrientes encontrados no caldo de cana. A sua utilidade é para doces e bolos e costuma render muito mais do que outros açúcares.