Para o bem-estar físico e mental, uma alimentação equilibrada deve fazer parte da sua rotina diária! Por isso, vale a pena estar atento às necessidades do seu corpo e cuidar de tudo o que você come. Afinal, você é o que você come! No entanto, o que é uma dieta equilibrada?
Embora possa parecer um discurso seco, é verdade: uma alimentação saudável inclui um grupo de nutrientes balanceado e investir em alimentos caseiros e naturais. Desta forma, consegue-se também um equilíbrio no metabolismo, o que leva a benefícios a longo prazo, como a minimização de doenças e uma maior configuração para as atividades diárias. Lembre-se também de priorizar a saúde com uma alimentação balanceada! Não é uma dieta restritiva, e seu objetivo final não é perder peso, mas focar no conteúdo nutricional dos alimentos e no que seu corpo precisa.
Por isso, é preciso lembrar como um mantra que sua relação com a comida deve ser uma experiência prazerosa, não um castigo ou obrigação enfadonha. Confira cinco dicas para seguir uma dieta equilibrada, simples e eficaz.
Alimentação balanceada
Priorize opções naturais
Na correria do nosso dia a dia, muitas vezes nos deixamos envolver por histórias sobre alimentos industrializados. Prometendo praticidade e rapidez, fast food e refeições pré-preparadas podem ser extremamente prejudiciais à saúde por serem ricos em calorias e gorduras. Além disso, alimentos ultraprocessados não fornecem nutrientes, vitaminas ou minerais! Como tal, vão totalmente contra as prioridades de uma alimentação saudável. Que tal congelar as refeições de uma semana para não perder a agilidade?
Reduza sal, açúcar e carnes processadas
Excesso de tudo faz mal, mas principalmente açúcar, sal e carnes processadas devem ser evitados! Isso porque é fácil exagerar nesses ingredientes em suas refeições ao longo da semana, seja adicionando uma colher extra de açúcar ao seu café ou adicionando cubos de ketchup à sua refeição de fast food. “A ingestão excessiva de açúcar altera o metabolismo, aumenta o teor de gordura e, com isso, altera os níveis de colesterol e glicose”, explica Amanda Matos, nutricionista da Flormel, por exemplo.
Nem toda gordura é ruim
Sim, existem gorduras boas! Por exemplo, azeite de oliva, óleo de coco e gordura de porco são boas opções de gordura, ótimas para o funcionamento adequado dos hormônios e absorção de vitaminas lipossolúveis. No entanto, é importante sempre ficar de olho no equilíbrio, porque exagerar faz mal à saúde de qualquer maneira.
Cuide da saúde de forma responsável
Para não prejudicar sua saúde, não deixe de buscar acompanhamento profissional! É então possível adaptar a sua dieta às necessidades únicas do organismo e ao seu desenvolvimento metabólico. E não se esqueça que as refeições devem ser agradáveis, sem cobranças, culpas e pensamentos negativos. Portanto, é divertido fazer mudanças graduais para adotar uma dieta mais saudável, em vez de cortar repentinamente seus alimentos favoritos!
Abrace a alimentação balanceada
As refeições mais variadas podem ser alcançadas com uma alimentação mais equilibrada! Inclua frutas, vegetais, legumes, sementes e grãos em sua dieta diária e abrace todas as possibilidades. Além de mais saudável, essa lista de alimentos também é mais barata que as opções prontas ou congeladas!
Leia também: 5 treinos para ganhar condicionamento durante a corrida