Você sofre de compulsão alimentar?

Você sofre de compulsão alimentar?

Como é a sua relação com a comida? Comer nem sempre esta relacionado a sentir fome. Muitas pessoas acabam comendo para compensar carências ou usam a comida como válvula de escape para o stress, conhecido como compulsão alimentar. E aí, você tem fome de que?

Você come muito rápido?

Você come rápido demais? Mas não por comer com pressa, e sim para comer mais e acaba exagerando na dose, chegando a comer demais a ponto de passar mal.

Você come, mesmo sem estar fome?

Você já jantou, almoçou, e pouco tempo depois sente uma vontade incontrolável de comer algo? Mesmo após já ter refeito uma refeição e estar satisfeito,

Você se sente mal após comer demais?

Você sente um mal estar físico, por ter comido além do que devia, e um mal estar psicológico, pois sabe que comeu muito e sem precisar, e se sente mal consigo mesmo por ter feito isso.

Você associa tudo a comida?

Pra você, se divertir é sair para comer, seus planos envolvem sempre comer algo gostoso e que te dê satisfação. Comer tornou-se um hábito, você come enquanto trabalha, enquanto vê TV e tudo o que te dá prazer está relacionado a comida. Ao se sentir mal ou estressado, rapidamente pensa em algo que gostaria de comer no momento.

A comida te ajuda a se sentir melhor?

A comida se tornou sua válvula de escape, a qualquer sinal de stress ou alguma perturbação emocional, você ataca um chocolate.

Você tem momentos de descontroles?

Você tem momentos de fome excessiva, precisa comer tudo o que estiver perto e disponível, e após esse ataque momentâneo, se sente mal. Isso acontece também quando você passa por longos períodos de privação de comida, como em dietas.

É muito importante saber distinguir se você sente fome ou está usando a comida como prêmio de consolo. A compulsão alimentar é um problema que contribui muito para a obesidade, se você se identificou com a descrição acima procure um médico para fazer exames e caso ele constate a compulsão alimentar, indique o melhor tratamento.

 

Publicado em 23/05/2015

Categorias: AutoajudaDicas para emagrecerSaúde e bem estar

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo