Fibra de soja e Proteina isolada de soja

Fibra de soja e Proteina isolada de soja

A Fibra de Soja e a Proteína Isolada de Soja (PIS) podem te ajudar em sua dieta para emagrecer. Essas farinhas estão sendo usadas em vários tipos de receitas como bolos, empadas, tortas, pizzas e até mesmo macarrão. Tudo isso para deixar a sua dieta sem aquela cara chata e sem sabor das dietas normais.

Isso é possível porque a Proteína Isolada de Soja e a Fibra de Soja não possuem carboidratos nem gorduras, e devido a proximidade na textura podem substituir a farinha de trigo nas suas receitas. O sabor não sofre praticamente nenhuma alteração e para quem está acostumado com a soja é quase imperceptível.

Por isso elas são muito úteis no preparo de pães, bolos e massas em geral substituindo a farinha de trigo e deixando suas receitas livres de grande parte dos carboidratos que elevam sua taxa glicêmica e favorecem o estoque de gordura, sem contar que ajuda a balancear suas refeições na proporção proteínas/carboidratos/gorduras, tão prejudicada com os alimentos ricos em carboidratos/gorduras e pobres em proteínas.

Proteína isolada de soja

Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), apontam que a PIS é a fração protéica da soja, e possui 90% da proteína do grão o que a torna indispensável para atletas e adeptos de diversas dietas que controlam ou cortam carboidratos.

Por se tratar de um alimento rico em proteínas, a PIS ajuda nos processos de manutenção e formação de massa muscular, sendo ainda uma fonte nutricional riquíssima e importante para o desenvolvimento e bom funcionamento do organismo.

É considerada uma proteína completa, pois fornece ao corpo nove tipos essenciais de aminoácidos que não são produzidos pelo nosso corpo e devem ser obtidos através da alimentação, a ingestão regular da PIS melhora o processo metabólico do organismo devido ao aumento na produção do hormônio T4 estimulado pela proteína.

Essa melhora no metabolismo é uma grande aliada no emagrecimento e ainda é auxiliada pela retenção de nitrogênio que acelera ainda mais o processo de emagrecimento diante de uma dieta pobre em calorias.

Fibra de soja

A Fibra de Soja por sua vez é rica em ferro e fibras solúveis e insolúveis. Fibras solúveis são responsáveis pela diminuição do colesterol e níveis de glicose no sangue, já as fibras insolúveis regulam o funcionamento do intestino.

É importante ressaltar que quanto maior for a ingestão de fibras mais água é necessário consumir para manter o equilíbrio no organismo e não ter um efeito inverso. Também é de grande importância que a ingestão de fibras esteja ligada a uma dieta e outros hábitos de vida saudáveis para se obter resultados positivos e maior qualidade de vida.

Lembre-se que a Proteína Isolada de Soja e a Fibra de soja podem ser utilizadas em várias receitas para auxiliar na dieta dukan ou na dieta das proteínas, mas não devem ser utilizadas para substituir refeições, para isso existem shakes específicos. Se você tem dúvidas sobre shakes emagrecedores, leia o artigo Shakes para emagrecer realmente funcionam?

IMPORTANTE: Infelizmente a soja possui grandes quantidades de flavonoides e ácidos fíticos que não são indicados para pacientes com hipotireoidismo porque esses componentes bloqueiam a absorção de minerais e causam o mal funcionamento da tireoide.

Publicado em 20/10/2013

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo