Grupos e tipos de alimentos

Grupos e tipos de alimentos

Você conhece os grupos e tipos de alimento? Existem três grupos alimentares: os construtores, os energéticos e os reguladores. Cada um dos alimentos que existem, se encaixam em um desses grupos alimentares, e para seu corpo funcionar bem ele precisa ter uma porção equilibrada de cada um desses grupos alimentares.

Grupos alimentares

Energéticos: Alimentos que são fonte de gordura e carboidratos. São conhecidos por fornecer a dose de energia que nosso corpo precisa para realizar as funções básicas e primordiais do organismo. Alguns exemplos de carboidrato: macarrão, pão, açúcar, farinhas, mel e doces. alguns exemplos de gordura: Azeite, margarina, manteiga, etc.

Construtores: alimentos que são fonte de proteínas e ajudam no crescimento e restauração dos tecidos e músculos. alguns exemplos: ovos, carnes, peixes, leites e derivados, feijão, grão de bico e algumas castanhas como amêndoas e nozes.

Reguladores: alimentos que são fonte de micronutrientes , como vitaminas e minerais. As vitaminas e minerais ajudam na formação dos ossos e dos tecidos. alguns exemplos: frutas, verduras e legumes.

Alguns alimentos podem fazer parte de mais de um grupo alimentar como nozes, ou receitas prontas como pizza, que contém alimentos que pertencem ä todos os grupos. O ideal é que haja um equilíbrio entre as porções de cada grupo alimentar.

Tipos de alimentos

Alimentos naturais ou in natura: Carnes, frutas, verduras. Alimentos que não passaram por nenhum processo de cozimento, pasteurização, ou industrialização.

Alimentos levemente processados: alimentos que são submetidos a certos processos que não adicionam nenhum tipo de substância ao alimento: arroz, feijão, frutas secas, farinhas e massas frescas.

Alimentos processados: fabricados pela indústria, com adição de sal, açúcar, e gorduras ou conservantes para manter o produto mais durável e mais saboroso: picles, carnes e peixes enlatados, queijos, pães, frutas em calda.

Alimentos ultra ou mega processados: são produtos criados pela indústria que simulam um alimento e contém uma mistura muito grande de vários alimentos, mas não contém um ingrediente ou alimento como principal fonte da receita: salsichas, nuggets, misturas para bolo, hambúrguer, macarrão instantâneo ou miojo, barrinha de cereal, refrigerantes e muitos outros.

Só pelas descrições dos tipos de alimentos você já consegue perceber os que deve priorizar e os que deve evitar. Alimentos processados e industrializados contém uma mistura grande de ingredientes somente para dar massa ao produto, já que são saboreados artificialmente, cheios de corantes, conservantes, gordura e açúcar.

Classificação dos alimentos

Light: uma versão menos calórica de alimentos comuns, geralmente eles tem a quantidade de algum tipo de alimento reduzida ou substituída, como açúcar ou gordura.

Diet: alimentos que não contém adição de açúcar.

Zero: alimentos que não contém algum tipo de ingrediente na composição, na maioria das vezes é referente a gordura, ou açúcar.

Lowcarb: alimentos com baixa porcentagem de carboidratos na composição.

Energético: geralmente são bebidas com cafeína na composição, que ajudam a acelerar o metabolismo.

Nem sempre as versões light, diet ou zero são as melhores opções para uma alimentação saudável, alguns deles alimentos contém muito aromatizantes artificiais, adoçantes e sódio em excesso e bem poucos minerais e vitaminas.

Na hora de escolher os alimentos para uma refeição balanceada use o bom senso e as informações que passamos aqui, não adianta fazer refeições de baixa caloria e que não contém nenhum nutriente essencial para o seu corpo, emagrecer é um processo que exige paciência e muita atenção com a saúde.

Publicado em 28/05/2015

Categorias: AlimentaçãoSaúde e bem estar

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo