Nova Dieta Dukan ou Escada Nutricional

Nova Dieta Dukan ou Escada Nutricional

Você conhece a Nova Dieta Dukan, ou Escada Nutricional, como também é conhecida a nova dieta criada pelo Dr. Pierre Dukan?

A proposta da nova Dieta Dukan é dar uma facilitada a mais na Dieta Dukan original. Como algumas pessoas sentem uma certa dificuldade ao tentar fazer a Dieta Dukan, DR. Pierre lançou a Escada Nutricional, que facilita um pouco a vida de quem quer fazer a Dieta Dukan, mas não consegue se adaptar as regras da dieta a base de proteínas. A Nova Dieta Dukan se baseia nos dias da semana, e não possui as fases como a Dieta Dukan original. Além de ser mais flexível, a Nova Dieta Dukan proporciona uma perda de peso mais lenta, e é indicada para quem precisa perder menos peso. A Nova Dieta Dukan começa somente com proteínas no primeiro dia e vai inserindo outros alimentos ao longo dos dias, encerrando o último dia da semana com um jantar de gala.

A Nova Dieta Dukan funciona como uma reeducação alimentar, já que ela usa os dias da semana para ensinar a priorizar a quantidade e tipos de alimentos que devem ser priorizados durante as refeições. Outro ponto importante dessa dieta é que ela exige exercício físico, o que ajuda nosso corpo e mente a se acostumar com atividades físicas e uma vida menos sedentária.

escada nutricional nova dieta dukan

Escada Nutricional Nova Dieta Dukan x Dieta Dukan Original

Quem está achando que a Escada Nutricional da Nova Dieta Dukan poderá substituir ou até ser melhor do que a Dieta Dukan Original está enganado, os métodos são diferentes. A dieta dukan original é cheia de fases e bem restritiva no início. A nova dieta dukan dura somente 7 dias e é mais flexível quanto aos alimentos que podem ser ingeridos. Temos a Escada apenas como uma opção menos rígida no processo de emagrecimento, as diferenças também se estendem a poder consumir uma variedade maior de alimentos e também a desvantagem de perder peso um pouco mais devagar, porém eficaz da mesma maneira.

Passo a passo da dieta da escada nutricional, e como ela funciona?

Nesta nova Dieta Dukan, ao invés de fases, usaremos os dias da semana como base para a alimentação, para isso é necessário se organizar bem e preferivelmente começar a dieta em uma segunda-feira e encerrar no domingo. É possível perder de 1 a 3 kilos por semana, claro que essa margem pode variar de pessoa para pessoa, podendo perder mais ou menos dentro do estipulado, tudo vai depender do seu empenho e metabolismo. A Nov Dieta Dukan, não possui tantas regras quanto a Dieta Dukan original, mas como qualquer dieta é obrigatório seguir as recomendações a risca para perder peso. A Nova Dieta Dukan deve ser feita toda semana até você chegar no peso ideal, e nesse ponto você já vai ter percebido quais alimentos te deixam mais saciado, e quais te fazem ganhar mais peso, tendo assim sabedoria para se alimentar melhor e não ganhar o peso que perdeu. Uma outra opção para ajudar a manter o peso perdido é seguir a regra de 1 dia por semana somente consumindo proteínas.

Emagreça em 7 dias com a Nova Dieta Dukan

IMPORTANTE:

Em todos os dias da nova dieta dukan é essencial que você:

  • beba pelo menos 2 litros de água
  • consuma 1 colher e meia de sopa de farelo de aveia
  • não pular refeições
  • fazer os exercícios determinados
  • comer sempre que sentir necessidade, mas nunca comer além da saciedade

Cardápio da Segunda Feira: Somente proteínas!

No primeiro dia da semana, devemos comer alimentos que sejam ricos em proteínas puras, nada de gordura, carboidrato, legumes ou frutas, somente proteína.

As proteínas permitidas na segunda-feira são: carnes magras, peixes, frango sem pele, frutos do mar, ovos, leite desnatado líquido ou em pó, presunto magro, peito de peru, proteínas vegetais, leite de soja zero açúcar (1 copo por dia), iogurte de soja (dois por dia), iogurte desnatado e aromatizado desnatado, café, chás, refrigerantes zero açúcar, água com gás, chicletes sem açúcar, adoçantes (stevia e sucralose são os mais recomendados), limão (para temperar somente, use apenas umas gotas), picles e cebola (apenas como condimento, ou seja, pitadas), sal e mostarda (muito pouco mesmo, principalmente para quem tem retenção de líquidos). konjac e pimenta caiena são altamente recomendados, mas é bem difícil de serem encontrados. O konjac é um alimento sem nenhuma caloria, mas é bem carinho e é difícil de achar. A pimenta caiena tem muitos benefícios, ela auxilia o corpo a queimar calorias. Não é obrigatório usar, se você encontrar e puder comprar, ótimo, se não, sem problemas.

Os alimentos só devem ser preparados cozidos, grelhados ou assados, sem uso de gordura ou frituras em óleo. Lembre-se nada de gordura, óleos, açúcar ou excesso de sal, somente os alimentos que estão listados aqui são permitidos.

Esses são os únicos alimentos que você poderá comer na segunda-feira, podem ser comidos a vontade (exceto os que já tem quantidade descrita) e nas horas em que você sentir fome.

Para fechar a sua segunda feira da nova dieta dukan, você vai precisar realizar uma caminhada de 20 minutos, que pode ser no seu bairro, no corredor da sua casa, no parque ou na academia.

Cardápio da Terça Feira: Proteínas e vegetais!

A coisa começa a melhorar na terça feira! Todos os alimentos permitidos na segunda-feira + alguns tipos de legumes como: Tomate, pepino, rabanete, espinafre, alho-poró, vagem, couve, alfaces, rúcula, agrião, acelga, berinjela, abobrinha, abóbora, pimentões, palmito.
Os alimentos devem ser preparados cozidos, ao vapor, assados ou no caso dos vegetais crus. A quantidade é ilimitada, porém coma somente até se sentir satisfeito, nada de se empanturrar. Aproveite para come;car a treinar sua ansiedade na hora de se alimentar.

Durante a sua terça feira, você deverá também realizar uma caminhada de 30 minutos. Note que conforme os alimentos vão sendo adicionados, o tempo de atividade física aumenta, isso serve para você se acostumar aos poucos ao exercício.

Cardápio da Quarta Feira: Proteínas, vegetais e frutas!

Na quarta feira podemos fazer a ingestão de todos os alimentos da segunda e terça, proteínas e vegetais e também acrescentar uma única porção de fruta durante o dia. Quase todas as frutas estão liberadas, exceto uva e banana segundo o livro Dukan.

* saiba aqui a diferença entre fruta fresca e o suco de frutas: a fruta fresca ao natural contém fibras solúveis, que ajudam na perda de peso. No suco as fibras já foram quebradas e não existem mais, o que facilita a passagem da quantidade do açúcar presente na fruta para o sangue, ajudando no ganho de peso. As frutas têm praticamente a mesma composição nutricional que os legumes, com apenas uma diferença: elas contém a frutose, que é um tipo de açúcar, perigoso para os diabéticos e como todo açúcar, engorda sim. Por isso, as frutas devem ser consumidas, mas com moderação, um exemplo: 1 laranja tem cerca de 60 calorias, mas um copo de suco de laranja não é feito apenas com 1 laranja certo? Então prefira consumir a fruta ao invés do suco, pois sacia mais, é mais benéfico e menos calórico. Nesta quarta-feira, consuma apenas uma porção de frutas, após a sua refeição (almoço ou janta).

A atividade física da quarta feira, também é 30 minutos de caminhada, de preferência algumas horas após uma das refeições principais.

Cardápio da Quinta Feira: Pães!

Na quinta feira, iremos acrescentar durante o dia, duas fatias de pão integralnunca pão de farinha branca, sempre pão integral, ok?  Os alimentos, proteínas, vegetais e a porção de frutas, da segunda, terça e quarta também fazem parte da sua dieta da quinta feira.

Coma requeijão 0% gordura, fatias de presunto ou peito de peru, queijo 0% de gordura, ou uma omelete. Se preferir, faça um sanduíche vegetais e carne magra. Aproveite para usar a imaginação e criar novos pratos conforme novos alimentos vão sendo inseridos na nova dieta dukan.

E para fechar o dia, mais 30 minutos de caminhada, não pode pular os exercícios hein, só meia horinha andando, pode até ser caminhada no shopping vendo vitrine.

Cardápio da Sexta Feira: Laticínios!

Além de todos os alimentos permitidos na segunda, terça, quarta e quinta, na sexta feira você deverá acrescentar a sua dieta uma porção de queijo fermentado, ou duro, que tenha menos de 50% de gordura ao seu cardápio do dia.

E mais 30 minutos de caminhada para fazer bem a digestão.

Cardápio do Sábado: Mais carboidrato e amido!

Até agora você já pegou como funciona a nova dieta Dukan da escada nutricional não é mesmo? No sábado você poderá comer todos os alimentos liberados nos 5 dias antecessores, e deverá incluir na dieta uma porção de algum dos alimentos abaixo, mas somente nas porções descritas:

– 210 gramas de lentilha, feijão ou grão de bico
– 200 gramas de quinoa
– 190 gramas de massa cozida
– 190 gramas de milho na espiga ou grelhado (o índice glicêmico do milho na espiga é de 36, do milho em conserva é de 50 e do milho moído como farinha é de 70.  Quando é transformado  em cereais matinais, fica  com índice glicêmico de 82 a 92. O que faz com que ele se torne um carboidrato facilmente absorvido pelo seu organismo, sem nenhuma fibra, ou seja, engorda mais rápido);
– 170 gramas de arroz integral;
– 160 gramas de grãos de milho em conserva;
– 150 gramas de arroz branco;
– 140 gramas de batata com casca;
– 80 gramas de purê de batatas;
Sempre prefira comer o macarrão menos cozido, o macarrão mais durinho dificulta a digestão e faz o corpo trabalhar mais, e também faz com que o corpo absorva menos o açúcar do amido da massa.

A diferença do sábado também está na caminhada, neste dia você deverá praticar uma hora de atividades físicas. Aproveite para sair de casa, caminhe em um parque, num museu, vá a praia, passeie em uma praça perto da sua casa, se mexa.

Cardápio de Domingo: Refeição de gala!

O cardápio de domingo é basicamente repetir o de sábado, mas com um “bônus”. Você poderá comer uma refeição de gala, que consiste em:

No almoço ou no jantar, você terá direito a uma refeição composta dos seguintes pratos:
– entrada
– prato principal
– sobremesa
– uma taça de vinho ( não é obrigatória, somente é permitida para aqueles que apreciam).
A regra é: nunca se sirva duas vezes, ou seja, não repita os pratos. Coma pequenas porções de tudo o que gosta e aprenda a saborear melhor a comida, apreciar os sabores sem precisar comer demais para se sentir satisfeito.

IMPORTANTE

Repita também à uma hora de caminhada e pronto, você fez uma semana da nova dieta dukan.

Para continuar, basta seguir essa Escada Nutricional por quantas semanas achar necessário, até emagrecer a quantidade que desejar.

Fase de Consolidação

Dura 10 dias por cada quilo que você perdeu. Exemplo: se você perdeu 5 quilos, essa fase deve durar 50 dias. O seu número de dias da fase de consolidação deve ser dividido em 2 etapas:

Parte 1:  Tudo que é permitido na segunda e na terça, somente 1 fruta (por dia), 1 farináceo ou feculento (na semana), duas fatias de pão integral e 40 gramas de queijo, além de ser permitido uma refeição de gala por semana.

Parte 2: Na segunda parte serão duas frutas (por dia), dois farináceos (na semana), o pão integral e a porção de queijo, e as 2 refeições de gala na semana.

Importante

Toda quinta-feira  deverá ser de PP (proteína pura).
Assim como foi sua segunda-feira, desde o início da dieta, um dia somente de proteínas puras, agoras as quintas-feiras passam a ser de proteínas puras. Isto irá garantir que seu corpo mantenha o equilíbrio e lhe dará direito a comer normalmente no futuro. A dieta até agora te ensinou a comer de forma correta, essa fase serve para reforçar isso na sua cabeça e ajudar a estabilizar seu peso, para que não engorde novamente.

Fase de estabilização

A partir de agora o trabalho é dedicado a educar seu corpo a nova alimentação e não ganhar mais peso.

– Quinta-feira da proteína pura:  se você perdeu até 7 quilos, continue por pelo menos 7 meses após a consolidação. Vai funcionar como um ritual de limpeza de seu corpo, ajudando a eliminar os possiveis ganhos, caso você cometa algum excesso ao voltar pra alimentação normal. Você vai comer normalmente todos os outros dias da semana, exceto na quinta-feira protéica.

Caso tenha perdido mais de 7 quilos, dr. Dukan aconselha que este dia seja feito todas as semanas, pois seu corpo poder ser propenso a engordar novamente, então a quinta-feira protéica te ajudará a manter o peso e a não sair do foco.
– Pratique pelo menos 20 minutos de atividade física diariamente, lembre-se, manter-se magro é uma tarefa diária, e deve ser praticada com afinco. Torne seu dia mais movimentado e seja mais ativo durante suas obrigações e tarefas diárias.
– Consumir farelo de aveia sempre que possível, pelo menos uma vez por dia, ele ajuda a manter a saciedade em uma das refeições e ainda ajuda o intestino a funcionar bem, só que apenas 1 colher e 1/2 (sopa) por dia.

Publicado em 10/07/2014

Categorias: Dieta DukanDietas

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo