OMS e todos contra o açúcar

OMS e todos contra o açúcar

Ahh o nosso querido e delicioso açúcar, que nos faz tanto mal e está presente em boa parte dos alimentos que mais gostamos! O açúcar é um item rico em calorias e com nutrientes negativos. Sim, NEGATIVOS! Ou seja, ele além de não fornecer nada para o nosso organismo a não ser uma bela de uma diabetes com o passar dos anos, ainda rouba nutrientes e exige praticamente toda a atenção de nosso metabolismo para que seja processado.

Mas hoje o “combate” ao açúcar ganhou uma ajuda mundial. A OMS, Organização Mundial de Saúde está com planos de limitar o açúcar escondido nos alimentos industriais e processados, cortando a ingestão e aplicação do mesmo pela metade. O mundo está obeso, a quantidade de pessoas acima do peso está alarmante, e segundo eles, algo tem que ser feito para ajudar a população mundial.

consumo de acucar ira mudar oms

A lei que vigora desde 2002 sobre a recomendação do consumo diário de açúcar está prestes a mudar, para que o futuro de nossa nação seja um pouco mais saudável.

A proposta

A intenção da OMS é que as pessoas cortem pela metade o consumo diário de açúcar que atualmente é de 10% da ingestão energética total (calorias diárias), onde a tentativa é de reduzir o açúcar para menos de 5% do total, girando em torno de uma colher de sopa (25g).

Com base em estudos científicos sobre o consumo de açúcares e seus efeitos entre crianças e adultos mediante a saúde dos mesmos.

A OMS pretende aplicar os limites a todos os alimentos com glicose, frutose e sacarose, conhecidos como monossacarídeos e dissacarídeos. O objetivo é atingir tanto as indústrias como os consumidores. É claro que nas indústrias será mais fácil aplicar as regras, visto que para os consumidores, a ingestão de açúcar depende de cada um. Quer acabar com vários riscos de saúde e evitar o sobrepeso? Reduza ao máximo o consumo de açúcares e carboidratos.

O açúcar e a saúde

Para quem acha que eliminar o açúcar só ajudar a acabar com as cáries e com o acúmulo extra de gorduras pelo corpo está muito enganado. Quando consumido em excesso, o açúcar acarreta uma sobrecarga de produção de insulina no pâncreas, para que sejam equilibrados os níveis de glicose no sangue. Quanto mais açúcar, maiores as chances de chegar ao diabetes tipo 2.

Faça sua parte, é para o bem de sua própria saúde.

A decisão oficial da OMS será feita após uma reunião com médicos e profissionais de saúde do mundo todo. E isso irá ocorrer no próximo mês de abril deste mesmo ano.

Publicado em 19/03/2015

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo