Saladas em pote. Prática e amiga da dieta!

Saladas em pote. Prática e amiga da dieta!

Fazer dieta é uma tarefa que exige empenho e organização. Infelizmente nem sempre temos tempo de preparar os alimentos que vamos consumir durante a dieta. Uma nova moda, muito prática é a salada em pote, você pode deixar ela preparada na geladeira e dura até 5 dias quando o preparo é seguido a risca.

As saladas são utilizadas em várias dietas, ou somente por quem gosta de ter uma alimentação mais saudável rica em legumes e verduras. Liberada a partir da fase cruzeiro, a salada em pote é um grande aliado na Dieta Dukan. Você monta a salada já com o molho nos potinhos, depois é só sacudir para misturar tudo e comer, os potes de vidros com tampa mantém a salada fresca por mais tempo, e montando ela em camadas o molho não fica em contato com os vegetais que murcham com facilidade. Siga as dicas de preparo e tenha uma salada pronta sempre fresquinha na geladeira.

Como preparar a salada em pote

Você vai precisar de potes de vidro, algumas lojas já vendem esses potes específicos para armazenamento de saladas, caso você não encontre ou queira economizar, pode utilizar potes de vidro com tampa que você já tem em casa, ou reutilizar potes grandes de conservas, como potes de azeitona, palmito, picles e conservas em geral. Lembre-se de usar potes que fechem bem, para os vegetais não murcharem ao entrar em contato com o ar.

Passo 1: No fundo do pote coloque o molho de sua preferência, o ideal é deixar até 1 dedo de molho no fundo do pote, ou de acordo com sua preferência, sem exageros (se você faz a dieta dukan, lembre-se de usar um molho que respeite os ingredientes permitidos na fase que você está)

Passo 2: Coloque os vegetais que não alteram a textura em contato com o molho, alimentos mais duros e crus são ideais.

Passo 3: Coloque os alimentos pesados e que não devem entrar em contato com o molho, como o tomate já picado.

Passo 4: A última camada da salada em pote deve ser feita com as folhas picadas em pedaços médios ou pequenos, como alface e folhas leves, essa deve ser a camada maior da salada, utilize porções generosas. (lembre-se que depois de fechado o pote só deve ser aberto na hora que a salada for consumida.

Dicas de molhos e vegetais para as camadas da Salada em Pote (se vc faz a dieta dukan, lembre-se de respeitar a quantidade dos alimentos tolerados)

Camada 1: 

Vinagre, azeite, sal e pimenta à gosto

Iogurte 0% natural, mostarda light e temperos à gosto

Iogurte 0% natural, batido com cebolinha + sal e pimenta do reino á gosto

Vinagre balsâmico, azeite, 1 colher de chá de semente de chia e temperos a gosto

Limão, azeite, pimenta do reino, sal, orégano e temperos a gosto

Camada 2:

Cebola, pepino, pimentão, cenoura, rabanete, chuchu, beterraba, vagem, nabo, alho-poró, tofu, grão de bico.

Camada 3:

Tomate ou tomate cereja, cogumelo, brócolis, couve-flor, linhaça, chia, palmito, broto de feijão, ervilha, milho.

Camada 4:

Alface, repolho, agrião, rúcula, acelga, espinafre, repolho.

Use os alimentos que você gosta mais, desde que respeite o tipo de vegetais que deve-se usar em cada camada da montagem, e lembre-se de verificar os alimentos permitidos em sua dieta. Bom apetite!

Publicado em 12/05/2015

Categorias: Dicas para emagrecer

Conteúdo exclusivo no seu email

Cadastre-se para receber nosso conteúdo exclusivo