5 receitas saudáveis para o Natal

/

A tradição das festas de fim de ano é que há festas em todos os lugares, onde há muitos salgadinhos, doces e alimentos com alto teor calórico que podem prejudicar a dieta e ajudar a engordar.

Para manter o equilíbrio, é necessário usar ingredientes saudáveis ​​e tentar fazer pratos saudáveis, mas cheios de sabor. Por exemplo, substitua a torrada de natal frita por torrada no forno, e substitua a maionese no salpicão por iogurte natural. Portanto, com algumas dicas, você poderá fazer escolhas melhores, e essas escolhas não vão estragar as delícias da festa de Natal.

Aqui estão 5 receitas para desfrutar de saúde no final do ano sem ter que lutar com balanças:

1. Rabanada de forno

A torrada francesa é tradicionalmente frita, o que adiciona muitas calorias prejudiciais a este prato. Portanto, assá-lo no forno é uma excelente opção para reduzir calorias e tornar os pratos mais saudáveis. Faça outras 10 trocas alimentares saudáveis ​​para manter os hábitos alimentares.

Ingredientes:

  • 200 g de creme
    1 colher de sopa de açúcar mascavo ou açúcar demerara ou açúcar de coco
    1 colher de chá de extrato de baunilha
    1 ovo
    1 pitada de noz-moscada
    6 pães integrais velhos
    1 forma ou assadeira de borda baixa
    Manteiga ou óleo de coco para untar a panela
    Canela pode ser polvilhada
    Método de preparação:

Coloque o creme de leite, o açúcar, os ovos, o extrato de baunilha e a noz-moscada em uma tigela e mexa bem com uma colher. Corte o pão em fatias e mergulhe-as na tigela com a mistura, depois coloque em uma assadeira untada. Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 5 minutos. Retire do forno e polvilhe com canela em pó.

2. Salpicão light

Para preparar este salpicão light, um bom segredo é adicionar frutas frescas, vegetais moídos ou picados à receita, substituir a maionese por iogurte natural e usar ervas, alho e pimenta para dar sabor ao prato.

Ingredientes:

1 peito de frango cozido e desfiado;
1 cenoura bem picada ralada;
1 maçã verde cortada em rodelas finas;
3 colheres de sopa de coentro picado;
1 xícara de chá de aipo cortado em fatias finas ou pequenos pedaços;
1/2 xícara de nozes picadas;
1 suco de limão;
1 lata de iogurte desnatado (cerca de 160 ml);
1 dente de alho;
2 colheres de sopa de azeite;
2 colheres de sopa de passas (opcional);
Tempere com sal e pimenta.
Método de preparação:

No liquidificador ou processador, bata o iogurte, o suco de limão, o sal, a pimenta, o alho e o azeite de oliva no liquidificador. Em seguida, adicione os ingredientes batidos com nozes, passas, maçãs, aipo e frango picado ao recipiente. Misture bem e guarde na geladeira até servir.

3. Peru Saudável

O peru é o alimento de Natal mais tradicional, quando adicionamos ingredientes saudáveis ​​(como azeite, vegetais e ervas), pode tornar-se mais nutritivo.

Ingredientes:

1 peru
Sal a gosto
½ xícara de azeite
2 cebolas grandes picadas
4 cenouras picadas
4 palitos de aipo picados
2 raminhos de tomilho fresco
1 folha de louro
½ xícara de vinagre balsâmico
Método de preparação:
Tempere todo o peru com sal, por dentro e por fora. Coloque o peru em uma panela, cubra com água fria e deixe na geladeira por 12 horas. Retire o peru da geladeira, descarte a salmoura, enxágue o peru em água corrente e pincele com azeite de oliva.

Encha a cavidade do peru com cebola, meia cenoura, meio aipo, um pequeno pedaço de tomilho e folha de louro. Polvilhe os legumes restantes e o tomilho na assadeira ao redor do peru e polvilhe com vinagre balsâmico. Depois de assar, leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 4 horas.

4. Farofa Low Carb

Ingredientes:

1 cebola picada
2 cenouras
4 dentes de alho
6 colheres de sopa de amêndoa ou farinha de linho
25 cajus
10 azeitonas verdes picadas
2 colheres de sopa de coentro picado (opcional)
1 colher de chá de sal
1 pitada de pimenta
1 pitada de curry (opcional)
1 pitada de gengibre em pó (opcional)
2 colheres de sopa de manteiga
3 ovos mexidos
Método de preparação:

Sove o alho e o sal, depois acrescente o alho e a cebola à manteiga. Adicione a cenoura, a salsa picada, a pimenta, o curry e o gengibre picado e deixe cozinhar por cerca de 4 minutos, mexendo ocasionalmente. Desligue o fogo, acrescente os ovos mexidos e as azeitonas picadas e misture. Pique as castanhas de caju grosseiramente ou mexa no liquidificador e adicione à mistura com as amêndoas ou a farinha de linho.

5. Mousse light de Abacaxi

A leve mousse de abacaxi é rica em sabor e prática de fazer. O abacaxi ajuda na digestão. O iogurte natural é rico em triptofano, um aminoácido que pode ajudar você a relaxar e descansar após o jantar.

Ingredientes:

1 abacaxi doce
3 xícaras de iogurte natural
2 caixas de gelatina leve com sabor de abacaxi
Método de preparação:

Corte o abacaxi em pedaços pequenos, coloque em uma panela, cubra com água e cozinhe por cerca de 20 minutos. Adicione a gelatina e misture bem, depois desligue o fogo. Após resfriar um pouco a mistura, coloque no liquidificador com o iogurte. Despeje em uma tigela e leve à geladeira por 4 horas para endurecer.

 

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Pinterest
This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :