Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Musculação para iniciantes: 4 erros comuns que você precisa evitar


Anúncios

Especialistas apontam quais atitudes atrapalham os resultados de quem acaba de ingressar na academia

O fisiculturismo para iniciantes é geralmente um sentimento muito confuso. O primeiro exercício costuma ser cheio de emoção para obter resultados rápidos. Mas já no segundo dia, a dor muscular retardada já fez muitas pessoas quererem desistir. O problema é que esse tipo de dor é normal na maioria dos casos, e acontece. Afinal, seu tecido muscular recebeu um novo estímulo e levará algum tempo para se adaptar totalmente.

E haverá alguns erros na fase de adaptação, que precisam ser corrigidos o mais rápido possível. A adesão a alguns hábitos incorretos, no longo prazo, vai interferir nos resultados e, eventualmente, causar prejuízos. Portanto, ter cuidado, atenção e principalmente orientação é a chave para obter resultados rápidos, seguros e específicos na academia.

Facilitar o exercício de novos alunos e evitar erros estúpidos é uma tarefa simples, mas depende muito da disposição das pessoas em ouvir e aprender. Portanto, buscamos a ajuda de dois especialistas em treinamento: Leandro Twin – consultor esportivo, educador e educador esportivo – e Renato Cariani – químico, educador esportivo e atleta profissional da IFBB. Os profissionais apontam alguns erros comuns que costumam observar na academia em suas redes sociais. Analisamos as quatro primeiras atitudes que você precisa evitar. Verificar:

1-falta de ritmo de exercício

É muito comum que os iniciantes no fisiculturismo ainda sejam incapazes de acompanhar o ritmo de treinamento de outros alunos na academia. Afinal, a evolução exige paciência. Um erro muito comum apontado por Cariani é que quando as pessoas têm uma forte vontade de atingir um nível de treinamento que ainda não alcançaram, começam a aumentar a carga e se movimentar sem o ritmo necessário.

Segundo ele, ajustar o peso para uma contração efetiva, completa e sem pressa é fundamental para se obter bons resultados. “Você controla a carga, não a carga. Quando a carga controla você, os exercícios que você faz são estranhos. Ou você faz muito rápido, e o objetivo é concluí-lo o mais rápido possível”, disse o especialista. Para Cariani, um bom episódio deve durar de 30 a 50 segundos.

2-Aventuras no mundo hormonal

Esse erro geralmente está relacionado à ansiedade quanto a resultados rápidos. A inspiração para esse homem entrar na academia veio de um atleta sênior que dedicou sua vida ao fisiculturismo, visando atingir alto rendimento e competição. Para ter o mesmo físico do ídolo, ele acabou apostando em estratégias perigosas, como usar hormônios sem supervisão médica.

“Tenha cuidado ao considerar o uso de esteroides e esteroides anabolizantes em uma evolução mais rápida. Este esporte não é tão simples! Fazer uma analogia é como dar um carro de Fórmula 1 a alguém que nunca dirigiu. Será recompensado e ainda assim assumirá riscos”, Twin explicado.

3-Acredite que os suplementos são mágicos

Algumas pessoas optam por investir pesado em suplementos dietéticos para evitar o uso de esteróides anabolizantes, acreditando que esse é o segredo para resultados rápidos e seguros. Por exemplo, para Twin, também é um erro acreditar muito no poder da proteína de soro de leite. “Algumas pessoas têm mais medo de esteróides, mas mesmo que não tenham uma dieta balanceada, acabam eliminando essa ansiedade tomando suplementos. Portanto, a dieta é a primeira consideração”, destacou.

4-vergonha de pedir ajuda

Talvez este seja o erro mais clássico. Para iniciantes na musculação, lamento perguntar ao professor, os movimentos não estão corretos, alguns até desistem. Um problema sério que atrapalha o desenvolvimento e leva a lesões. Cariani lembrou: “Os profissionais do esporte foram treinados e aprenderam para ajudá-lo”.

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Muzy

Pedro Muzy

Especialista em alimentação saúdavel. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre alimentação e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com sua saúde.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​