O chuchu é uma hortaliça com baixo teor de calorias, rico em água e fibras, e que ajuda a prolongar a saciedade, promovendo o emagrecimento. Além disso, o chuchu tem ótimas quantidades de flavonoides, vitamina C e carotenoides, antioxidantes que combatem os radicais livres no organismo e ajudam na prevenção do envelhecimento precoce, diabetes e doenças cardiovasculares.
Todas as partes do chuchu podem ser consumidas, como a polpa, os brotos, a casca, as sementes e as folhas. Ele é encontrado em supermercados e feiras, tem um sabor leve e pode ser ingerido cru, em saladas, ou cozido, em preparações como ensopados, suflês e sopas.
O principais benefícios com o consumo do chuchu para saúde são:
1. Previne o envelhecimento precoce
O chuchu é rico em flavonoides, que protegem a pele contra os raios ultravioletas do sol e prevenindo o envelhecimento precoce. Por ter boas quantidades de fibras, o chuchu também ajuda no controle dos níveis de açúcar no sangue, evitando a formação de produtos de glicação avançada (AGEs), diminuindo, assim, a inflamação e prevenindo a flacidez da pele.
2. Ajuda no emagrecimento
O chuchu contém baixo teor de gorduras, carboidratos e calorias, sendo uma ótima opção de alimento para quem quer emagrecer. Além disso, o chuchu tem ótimas quantidades de água e fibras, que ajudam a prolongar a sensação de saciedade, diminuindo a vontade de comer e contribuindo para a perda de peso.
3. Combate a prisão de ventre
O chuchu tem ótimas quantidades de fibras solúveis, que facilita a formação do bolo fecal, combatendo a prisão de ventre. Além disso, o chuchu também é rico em água, umedecendo e facilitando a eliminação das fezes.
4. Diminui triglicerídeos e colesterol “ruim”, LDL
O chuchu contém ótimas quantidades de fibras solúveis, um tipo de fibra que ajuda a diminuir a absorção da gordura dos alimentos, promovendo o equilíbrio dos níveis de colesterol “ruim”, LDL, no sangue e evitando doenças, como infarto e aterosclerose. Além disso, o chuchu diminui os níveis de colesterol total e triglicerídeos no sangue.
5. Evita a diabetes
O chuchu ajuda a equilibrar os níveis de glicose e insulina no sangue, evitando a resistência à insulina e a diabetes. Também auxilia no controle da diabetes em pessoas que já têm a doença.
6. Controla e prevenir a pressão alta
O chuchu é rico em potássio, que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo pela urina, favorecendo o equilíbrio da pressão arterial.
7. Pode ajudar na formação do bebê
Por ser rico em ácido fólico, ou vitamina B9, o chuchu é um alimento que pode ajudar na formação e desenvolvimento do cérebro e da medula espinhal do bebê durante a gestação, evitando problemas, como a espinha bífida e a anencefalia na criança.