Uma pesquisa revelou que durante o período de isolamento social, em 2020 e 2021, por conta da pandemia de Covid-19, as pessoas perceberam que precisavam cuidar mais da saúde até mesmo como forma de fortalecer o sistema imunológico. Assim, melhorar a alimentação, diminuindo o consumo de alimentos ultraprocessados e substituindo por outros mais saudáveis, foi uma das mudanças que teve mais adeptos.
Se por um lado o isolamento social era desafiador, este tempo estimulou muitas pessoas a descobrirem novos hobbies e se aventurarem na cozinha adotando receitas novas, mais naturais, com mais vegetais, legumes e frutas.
Segundo um estudo da Universidade de Bergen, na Noruega, a substituição da dieta ocidental, baseada em carne vermelha, açúcar e processados, por uma alimentação à base de grãos integrais e leguminosas, pode aumentar a expectativa de vida em até 13 anos.
Há anos a medicina já alerta que o consumo de certos alimentos pode aumentar as doenças cardiovasculares. Um dado de 2021 da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) estima que morram 400 mil pessoas por ano em decorrência dessas doenças, o que representa 30% de todas as mortes no país. Uma alimentação com poucos vegetais e rica em proteína animal, gordura e açúcar, pode ainda “encurtar o caminho” até a diabetes e outras doenças.
Portanto, aumentar o consumo de vegetais e legumes em todas as refeições diárias, contribui para aumentar a sua qualidade e expectativa de vida.
Um menu saudável para todos os gostos
O Restaurante Alquimia, estabelecimento 100% vegano, localizado dentro do Hotel Serra da Estrela, em Campos de Jordão (SP), oferece aos seus clientes pratos saborosos e criativos plant-basead (de origem em vegetais e legumes). Em fevereiro, o estabelecimento que é referência na cozinha vegetariana e vegana na cidade, lançou um novo menu intitulado “Volta ao Mundo na Mantiqueira” em que propõe uma experiência gastronômica única ao realizar uma verdadeira viagem pelo mundo por meio de seus pratos com inspiração internacional.
A proprietária do Hotel e do Restaurante, Denise Bernardino, comenta sobre o lançamento do menu e sua preocupação com uma boa alimentação: “Essa reformulação do menu é resultado da busca incessante em continuar sendo referência em alimentação vegana em Campos do Jordão e de sempre melhorar o que oferecemos aos nossos clientes e hóspedes. Além disso, é um dos objetivos do Alquimia proporcionar experiências transformadoras para quem ainda não é vegano, ou não se alimenta de forma saudável”.
O novo menu propõe harmonização, exuberância e equilíbrio entre alimentação e a preservação da natureza, proporcionando assim um estímulo para mudanças no modo de enxergar a comida e no consumo. É o encontro da alta gastronomia vegana com os sabores da Serra da Mantiqueira.