Você sabia que com apenas 30 minutos pulando corda é possível perder até 300 calorias? Pular corda emagrece, queima calorias e elimina a barriga, esculpindo o corpo. Através dos movimentos dos músculos ao realizar a brincadeira/atividade é possível tonificar coxas, panturrilha, bumbum e abdômen. Além disso, é um exercício aeróbico bastante completo, pois estimula a musculatura e o sistema cardiovascular e respiratório.
De acordo com os profissionais da educação física, os principais benefícios de pular corda são:
Melhora o condicionamento físico;
Tonifica a musculatura;
Queima calorias;
Promove a sensação de bem-estar;
Desenvolve a coordenação motora, agilidade e equilíbrio;
Melhora a capacidade cardiorrespiratória;
Ajuda a emagrecer.
Como em toda atividade física, é importante ter alguns cuidados na hora de pular corda. É necessário fazer a atividade em uma superfície plana e utilizando um tênis com bom amortecimento, para diminuir o impacto no joelho e prevenir lesão e beber água durante a atividade física. É importante salientar que pular corda não é indicado para pessoas que estejam acima do peso, idosos, grávidas e com problemas nas articulações, pode pode resultar em danos aos joelhos, tornozelos e quadris, por exemplo.
Quero começar a pular corda
Ao começar com a atividade, deve-se dar pulinhos baixos e saltar somente quando a corda estiver passando perto dos pés por 1 minuto, seguido de 1 minuto de descanso, por até 20 minutos no total. A postura é muito importante: costas retas, olhos voltados para frente e contrair a musculatura abdominal são necessários para garantir a eficácia do exercício.
Uma opção de treino para pular corda e aumentar o gasto calórico é pular durante 1 minuto e descansar 1 minuto até que seja alcançado o tempo determinado antes de começar o exercício. Dessa forma, é possível acelerar o metabolismo e, consequentemente, a queima de calorias. Para garantir um emagrecimento saudável é importante evitar o consumo de alimentos ricos em gordura e em açúcar e investir no alimentos que aumentam o metabolismo, como gengibre e chá verde, e praticar exercícios que favorecem a formação de músculos, como a musculação, por exemplo.