Nesta quarta-feira, 31 de agosto, comemora-se o Dia do Nutricionista, profissional cujo trabalho é fundamental para muitos que buscam mais saúde e autoestima, além de melhor desempenho físico. A F5 News conversou com Sara Travassos, especialista em nutrição esportiva da Universidade de São Paulo (USP), por suas orientações sobre como manter uma alimentação adequada para cada indivíduo e quais as dificuldades que impedem esse objetivo.
“É importante ressaltar que a nutrição está presente em todas as fases da vida humana, desde os bebês que amamentam até os idosos acamados com sondas. Dieta é sobre quem somos, o que queremos, o que queremos, onde moramos. está intimamente relacionado”, disse ela à F5 News.
Não é novidade que “seguir uma dieta” faz com que algumas pessoas tenham calafrios. A ideia de comer bem está há muito associada a pratos pouco saborosos que não agradam ao paladar de quem os consome. No entanto, essa impressão está cada vez mais equivocada, principalmente à medida que as técnicas culinárias se aprimoram e, nas orientações de nutricionistas profissionais, fica comprovado que os objetivos podem ser alcançados pelo prazer e não pela dor.
Alimentar um indivíduo de forma adequada requer cuidados, que por sua vez requerem conhecimentos específicos. De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), existem atualmente cerca de 132 mil profissionais atuando no Brasil na região. Como base de comparação, havia cerca de 56.000 dez anos atrás. O crescimento significativo indica que há um maior interesse por uma alimentação devidamente qualificada.
Ela encerrou a conversa com a F5 News, dando esperança aos descontentes com qualquer conselho de reeducação alimentar: “Como eu disse, a gente não deve caber na dieta, a dieta deve caber em nós. dieta.”