Se após 45 minutos do segundo tempo você decidir que está pronta para o verão com o abdômen definido, pode se beneficiar das dicas do post de hoje. Existem quatro tipos de abdominais essenciais para construir músculos e ajudar a arranhar a área: a famosa e temida prancha, além dos exercícios de remo e mata-formiga, exercícios que os profissionais ensinam a fazer no final desta aula.
Existem várias maneiras de incorporar abdominais à sua rotina: por exemplo, quem já faz musculação pode intensificar o treino inserindo quatro exercícios; já quem faz exercícios em casa pode usar a criatividade e usar um galão de água ou alguns saquinhos de arroz como um fardo extra. Não há milagres, e barriga tanquinho não aparece da noite para o dia.
A professora de educação física explicou que o abdômen definido depende de uma alimentação saudável, alta ingestão hídrica e prática frequente de atividade física, incluindo gasto energético e definição da área. A queima de gordura ajuda a fazer os músculos parecerem maiores.
No final do ano, haverá mais reuniões de empresa, jantares de amigos próximos e jantares de família, e a comida e a bebida aumentarão naturalmente. Para manter o equilíbrio, a recomendação de Ângela é combinar treino pontual com muito cardio. Nesse sentido, ele acredita que atividades com alto gasto energético e que promovam o fortalecimento do core e da musculatura abdominal são ideais.
Essenciais
Os quatro movimentos a seguir são os preferidos dos professores de educação física, pois exercitam diferentes partes do abdômen, podendo inclusive ser ajustados de acordo com a condição física de cada pessoa. No entanto, você precisa fazer isso de forma consciente, sem sobrecarregar o pescoço e os braços. Em relação às repetições, Ângela explica que varia de acordo com a capacidade de cada um, mas, em geral, começa com três séries de 15 segundos ou 15 repetições, dependendo do exercício.
Prancha reta
É feito de bruços, idealmente apenas com os pés e antebraços apoiados no chão, mas quem tem um pouco de dificuldade pode apoiar os joelhos para poder realizá-lo, mesmo com os braços estendidos conduza. Os iniciantes também podem fazer apoio inclinado, como apoio de antebraço e cotovelo no sofá. O abdômen e os glúteos devem ser bem contraídos para manter a postura por alguns segundos.
Prancha lateral
Isso pode ser feito estendendo as pernas ou apoiando um lado do joelho no chão. Se as pernas estiverem retas, a pessoa pode colocar um pé na frente do outro ou um pé em cima do outro, a segunda opção é um pouco mais difícil. Para aumentar ainda mais a dificuldade do exercício, a parte superior da perna pode ser elevada.
Remador
Para fazer este exercício, a pessoa deita de costas com o corpo estendido e os braços esticados acima da cabeça. Em seguida, tente levantar o tronco para a posição sentada enquanto dobra as pernas para que fiquem próximas ao peito. Iniciantes podem elevar ligeiramente o tronco enquanto puxam as pernas. Com o desenvolvimento, a pessoa conseguirá subir mais nos troncos das árvores.
Mata formiga
Os iniciantes podem começar praticando a posição supina, com os joelhos dobrados, os ombros levemente fora do colchonete, contraindo o abdômen, girando levemente o tronco e apontando a mão direita para o chão à esquerda e vice-versa. Outra variação é levantar o tronco completamente do chão e fazer um movimento de rotação para tocar o chão próximo ao corpo com as mãos. Você também pode realizar o exercício com os pés fora do chão quase totalmente no ar, apenas com os quadris tocando o chão.