Ter uma barriga grande pode ser resultado de vários motivos, entre eles alteração hormonal, retenção de líquidos, má postura, uma herança genética ou o que mais atinge a população, excesso de peso.
Mas muitos dos alimentos que fazemos a ingestão no dia a dia como feijão, pães, enlatados, frituras e alimentos com excesso de sal podem sim aumentar o volume de sua barriga, segundo alguns estudos realizados nos últimos anos.
Esteja atento quando for consumir um destes alimentos citados acima, pois além de dar barriga, ainda poderá lhe causar um desconforto físico, que poderia ser evitado, ao substituir tais alimentos por opções mais saudáveis, como frutas e outros ricos em fibras.
Cuidados especiais com alimentos que incham a barriga
Massas e pão branco, são alimentos que provém da farinha refinada, com muito mais carboidratos do que outras opções integrais. Tais carboidratos fermentam muito mais e formam gases que distendem o seu abdômen. O substituto ideal para esses casos, são opções com massas integrais, e alimentos ricos em fibras.
As bebidas alcoólicas são um dos fatores que mais ajudam a ter barriga grande. Dai vem o termo popular “barriga de chopp”. O álcool presente nas bebidas aumenta a permeabilidade da mucosa do seu intestino, desequilibrando a sua flora intestinal, gerando mais bactérias ruins do que as boas, como no exemplo do açúcar.
No caso do açúcar, a sacarose ajuda a desenvolver um desequilíbrio da flora intestinal, onde as bactérias que trazem benefícios ao seu intestino sejam cada vez menores e as que são prejudiciais se proliferem, transformando a energia obtida dos alimentos, em energia reserva, que deverá ser armazenada no seu abdômen, ou seja mais gordura abdominal.
Tente evitar o consumo desnecessário de açúcar, opte sempre pela ingestão de alimentos mais naturais possível.
Refrigerante é um dos principais vilões da barriga definida, além de estufar a barriga pela grande quantidade de gás, ainda possui altas concentrações de açúcar. Evite! Tome sucos naturais ou água.
Intolerantes a lactose, também devem evitar produtos provenientes de laticínios, pois os mesmos geram diarreia e flatulência, aumentando assim a necessidade de reservas do seu organismo, do qual irá armazenar na sua barriga. Quem tem intolerância, deverá substituir por leites de cereais, sementes, oleaginosas e derivados de soja.
Evite produtos industrializados, esses alimentos em sua maior parte químicos, trazem malefícios para o seu fígado e para a sua vesícula, que quando sobrecarregados, veem a necessidade de armazenar gorduras, principalmente na região abdominal.
Alimentos que dão gases também devem ser evitados para que a sua barriga não cresça mais do que deveria.
Confira: A dieta para perder barriga.