Acelere o metabolismo e queime mais calorias com simples mudanças no seu dia-a-dia!

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É certo que parte responsável pelo funcionamento do metabolismo está relacionado à genética, porém existem várias maneiras de dar um empurrãozinho e aquela acordada no seu corpo para começar a queimar calorias mais eficientemente. Saiba como!

Não pule o café da manhã

Já ouviu o ditado de que ‘saco vazio não para em pé’? Pois essa é uma verdade e pode ser comparada ao seu organismo pela manhã, que passou trabalhando duro a noite inteira mantendo seu corpo funcionando em equilíbrio, com todas as suas energias disponíveis. O café da manhã é a hora de recarregar e se preparar para o dia; coma alimentos ricos em proteína magra e grãos integrais para acordar o seu metabolismo e mantê-lo funcionando à todo vapor durante o dia!

Pegue Pesado

Não é preciso ir à academia 7 vezes por semana pra obter resultados significativos. Estudos afirmam que a prática de musculação duas vezes por semana pode não só acelerar o seu metabolismo, mas também retardar em até 50% o regresso natural que ocorre com o envelhecimento e a queima calórica. Exercícios de musculação ajudam a formar massa muscular, que por sua vez requer mais energia do corpo do que tecido adiposo (gordura), assim queimando mais calorias. Sabendo disso, inicie uma rotina de musculação que seja proporcional com o seu peso e continue queimando calorias mesmo depois que sair da academia.

Treinos de Tiro

Nada melhor para acordar o seu metabolismo do que um treino de tiro. Essa tática é muito simples e extremamente eficaz para acelerar o seu metabolismo e queimar mais calorias. Da próxima vez que estiver se exercitando, aumente consideravelmente a intensidade da atividade por um período de 30 segundos e então retorne ao ritmo anterior, mantendo-o por 3 minutos e então repita o ‘tiro’. Faça essa série 5 vezes durante o seu treino. Essa prática faz com que você consuma mais oxigênio e queime mais calorias, em menos tempo.

Inclua Ômega-3 na sua alimentação

Uma barriga chapada (ou um corpo em forma) não se conquista somente na academia mas também na cozinha! A sua alimentação deve ter uma atenção especial se você quer perder peso e manter a nova forma, evitando o efeito sanfona. Inclua uma variedade de nutrientes, especialmente uma dose diária de ômega-3 na sua dieta, ele é um importante antioxidante que reduz inflamação no organismo e auxilia o regulamento não só do açúcar no sangue mas também o metabolismo. Peixes como o salmão e atum são boas fontes de ômega-3, mas você também pode obter benefícios através de suplementos facilmente encontrados no mercado.

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Beba Chá-Verde

Não é novidade o fato de que o consumo de chá verde traz inúmeros benefícios à saúde devido ao seu poder antioxidante. Porém recentes estudos sugerem também que o consumo diário de catequina (um nutriente encontrado no chá verde) pode causar perda de gordura abdominal e aumento de queima calórica através do processo natural de termogênese, ou manutenção da temperatura do corpo. Experimente tomar chá verde, quente ou gelado, ao invés de água algumas vezes durante o dia, ou alguns dias da semana para dar uma acelerada no seu metabolismo.

Dicas à longo prazo

Se a sua intenção é mudar seu estilo de vida e adotar uma rotina mais saudável, cuidando bem do seu corpo sem ter que se preocupar com o efeito sanfona, é preciso foco e determinação. Foi com essa mentalidade que o ContarCalorias criou um sistema que pode ser integrado facilmente no seu dia-a-dia para lhe ajudar com a reeducação alimentar. Essa ferramenta gratuita permite que você crie um perfil e adicione diariamente cada alimento consumido, assim aprendendo mais sobre a nutrição de tudo o que você come. Informações como quantidade de carboidratos, proteína, gordura, sódio e calorias são só alguns exemplos do que você pode aprender através do ContarCalorias e do seu banco de dados com mais de 250 mil alimentos. Tome vantagem dessa ferramenta e comece agora mesmo a mudar o seu estilo de vida, de uma vez por todas. Saúde!

Andrea Lane, DTR, Nutricionista para ContarCalorias

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