Uma das maiores preocupações de quem quer perder peso, é a flacidez. Em qualquer dieta que resulte na perda de grande quantidade de peso, a flacidez da pele tem grandes chances de acontecer. O colágeno tem uma função muito importante, combater a flacidez e ajudar a pele a manter a elasticidade e o tônus. Conheça aqui os benefícios que o colágeno pode trazer para você.
O colágeno é uma proteína muito importante para o corpo humano, ele representa cerca de 25% de toda a proteína presente no corpo. O colágeno dá sustentação e firmeza as células e é o principal componente dos orgãos, ossos, cartilagens, pele e dos tendões.
Importante para a firmeza da pele
O colágeno ajuda a diminuir a flacidez, porque ele ajuda a pele a ter elasticidade, ajuda na melhora de rugas e celulites também. A partir dos 30 anos de idade o colágeno passa a ser um suplemento essencial, pois o corpo começa a reduzir a produção de colágeno nessa idade, chegando a fase crítica a partir dos 50 anos, quando o consumo de colágeno passa a ser primordial para ter uma pele mais bonita e saudável.
Importante para várias partes do corpo
As unhas e cabelos também são favorecidos com o consumo do colágeno, articulações e a pele dos intestinos são partes do corpo que tiram proveito do consumo de colágeno
Qual o melhor tipo de colágeno?
O colágeno hidrolisado é o mais ideal a ser utilizado, pois ele é melhor absorvido pelo organismo, ele tem uma concentração maior de colágeno puro e o seu corpo fará melhor proveito dessa suplementação.
Qual a quantidade indicada?
O ideal a ser consumido por dia por pessoas adultas é de 9 gramas. A substância extraída do osso e da cartilagem do boi passa pelo processo de hidrólise, que quebra as moléculas de gordura através da água, o que facilita a absorção do colágeno pelo organismo.
Como devo consumir?
Hoje existem vários tipos de colágeno no mercado, em pó, em cápsulas, para preparo de bebidas e até mesmo em forma de balas. As cápsulas contém uma quantidade muito pequena de colágeno, e por isso o consumo das cápsulas deveria ser feito em grande quantidade, o que acaba sendo inviável. Você deve escolher qual a melhor forma de consumir, lembrando que deve ser o colágeno hidrolisado, ok?
Fontes naturais de colágeno
Peixes, carne vermelha, frango, ovos, queijo cottage.
Consumir gelatina substitui a suplementação do colágeno?
Não, muita gente acredita que a gelatina é uma forma de enriquecer a alimentação com colágeno, mas a quantidade de colágeno presente na gelatina é muito pequena, de apenas 1%, então, não confunda colágeno com gelatina.
Todo mundo pode tomar o colágeno?
Não, pessoas com tendências a má cicatrização ou queloides devem consultar um médico antes de fazer uso do colágeno.