Quase todo mundo já tomou chá de camomila em algum momento de suas vidas, seja por seus efeitos relaxantes ou sabor. A bebida é comum no Brasil e oferece muitos benefícios à saúde menos conhecidos. A camomila, cujo nome científico é Matricaria chamomilla, é uma planta nativa da Europa que também é abundante em partes da Ásia e em países latino-americanos que se adaptam ao clima, como o Brasil.
É uma planta da família Compositae e é considerada uma erva com vários efeitos medicinais devido ao seu conteúdo de flavonoides e terpenoides. A planta é muito distinta, tem pequenas flores brancas com centros amarelos pálidos. Suas folhas são bem cortadas e finas e podem crescer até 50 cm. O aroma doce e forte é uma de suas características mais marcantes, o que também fica evidente no chá de camomila.
No Brasil, a camomila também é uma planta que atrai dinheiro. Segundo o folclore nacional, simboliza a prosperidade e evita a inveja. Portanto, além de ser um material medicinal, também possui grande valor cultural em nosso país.
Benefícios do chá de camomila
Entre os usos tradicionais da camomila, beber o chá tem um efeito potencialmente calmante. Mas pouca gente sabe que a bebida pode oferecer outros benefícios à saúde quando bem preparada. Confira o que está abaixo:
Fortalecimento do sistema cardiovascular
Este efeito pode ser devido a altas concentrações de antioxidantes como luteolina, escina e quercetina. Além disso, os flavonoides deste chá ajudam a aumentar a elasticidade e a saúde das artérias, melhorar a circulação sanguínea e até prevenir problemas como pressão alta.
Estudos demonstraram que o extrato de água de camomila tem o efeito de diminuir os níveis séricos de colesterol. Outros também relataram efeitos cardíacos, pois a exposição à apigenina resultou em aumento da frequência cardíaca. A camomila é uma das únicas ervas com efeitos antiplaquetários comprovados em laboratório.
Alívio de cólicas e melhora da digestão
Um dos principais usos tradicionais da camomila é aliviar distúrbios gastrointestinais, como dor de estômago, gases (flatulência), úlceras e irritação gastrointestinal, ou cólicas.
Relaxante muscular
Outro benefício que o chá de camomila oferece é o alívio do espasmo. O chá de camomila também é um ótimo relaxante muscular, outro benefício do consumo dessa planta. Esta propriedade é muito interessante para aqueles momentos de tensão ou dores musculares, por exemplo, no dia seguinte a um treino intenso no ginásio, ou após uma situação stressante que provoque dores musculares.
Ação antioxidante e anti-inflamatória
A camomila também possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes devido à presença de compostos bioativos como os flavonoides. Essa ação combinada é essencial para eliminar a inflamação no corpo e proteger as células da oxidação causada pelos radicais livres.
A apigenina, substância bioativa presente na camomila, tem mostrado efeitos anti-inflamatórios em estudos. Acredita-se que a planta combate a inflamação no trato gastrointestinal. A infusão é usada como enxaguatório ou enxaguatório bucal para reduzir a inflamação das membranas mucosas da boca e da garganta.
Efeito relaxante
Talvez este seja o benefício tradicional mais conhecido do chá de camomila, ou seja, seus efeitos sedativos e hipnóticos suaves. Isso porque a planta contém substâncias como a apigenina, um flavonoide que promove um efeito calmante no corpo. Assim, o chá ajuda em várias questões, como combater o estresse e a ansiedade. Vários estudos têm apontado para os efeitos ansiolíticos da planta, característica que já foi reconhecida.
Leia também: Dicas de exercícios para diminuir dores nas costas e nos ombros