Uma coisa comum na vida de um cientista é fazer novas pesquisas para ver se ainda existem alimentos que antes eram considerados prejudiciais à saúde. Um exemplo típico é o ovo, que antes era um vilão, mas agora é bem recebido e faz muito bem à saúde.
Yoshihiko Koga, cientista e professor da Kyorin University em Tóquio, disse que substituir sua primeira refeição por três colheres de sorvete pode fornecer uma estimulação cerebral inesperada e torná-lo mais inteligente.
Para realizar esta pesquisa, eles recrutaram dois grupos de voluntários. As pessoas do primeiro grupo foram convidadas a tomar sorvete no café da manhã, enquanto a dieta do segundo grupo permaneceu a mesma.
Os voluntários comem três colheres de sorvete como primeira refeição todas as manhãs e, em seguida, realizam uma série de exercícios no computador para medir as ondas cerebrais. Como resultado, a onda alfa aumenta.
Esse tipo de onda diminui o nível de irritabilidade, deixando as pessoas mais atentas e focadas nas atividades diárias.
No início, Koga acreditava que essa “ativação” cerebral se devia ao fato de a temperatura fria do sorvete afetar o cérebro de uma certa maneira, fazendo-o funcionar de maneira especial e mais eficiente. Então ele fez outro teste e deu água gelada aos voluntários.
No entanto, a hipótese sobre o efeito da hipotermia na atividade cerebral não foi totalmente confirmada. A pessoa que começou o dia com um copo de água fria passou no teste, mas não alcançou os altos resultados apresentados no grupo do sorvete.
O professor Koga planeja continuar sua pesquisa para determinar os ingredientes estimulantes do cérebro mais eficazes em sobremesas congeladas, a fim de criar o “sorvete de café da manhã perfeito” no futuro.