Por favor aguarde ...
Pular para o conteúdo

Dicas para não sair da dieta nas festas de fim de ano


Anúncios

O final do ano é a melhor época para se reunir com a família e amigos e comemorar a época festiva. Confraternizações de trabalho, jantares de natal e festas de réveillon oferecem deliciosas comidas além de uma variedade de bebidas alcoólicas. Infelizmente, este é o cenário perfeito para fugir da dieta e deixar seus projetos de verão irem por água abaixo.

Nesta fase, observam endocrinologistas e nutricionistas, é importante lembrar que manter uma boa saúde não se limita apenas aos alimentos “certos” e exercícios diários de alta intensidade. Equilibrado, menos carregamento faz parte da perda de peso saudável. Requer consciência e moderação.

4 formas de manter a dieta firme

As especialistas listam algumas dicas para te ajudar a aproveitar as confraternizações sem exagerar. Confira:

1 – Faça refeições equilibradas antes das comemorações

Não é uma boa ideia ir a um lugar cheio de comida deliciosa sem comer por um dia. Sophie ressalta que essa atitude leva a muitas dores de fome, então há uma chance maior de exagerar. Em dias de networking, o ideal é fazer uma refeição balanceada antes de lanchar. Isso aumenta a saciedade, fazendo com que você sinta menos fome quando comer mais tarde. Dessa forma, fica mais fácil controlar a ingestão de alimentos calóricos.

2 – Dê preferência aos petiscos mais leves

Na hora de escolher o que comer, privilegie lanches leves como castanhas, frutas secas, torradas, tortas de legumes e queijo branco. Dessa forma, será muito mais fácil controlar as calorias sem afetar sua dieta, dizem os especialistas.

3 – Mastigue devagar

Este segredo é para a vida! Aparentemente simples, desenvolver o hábito de mastigar com calma, valorizando o sabor e a nutrição, contribui para uma boa digestão e garante saciedade por mais tempo. Concentrar-se na alimentação é uma regra de ouro que pode ser usada a qualquer momento. Afinal, é importante estar atento e aproveitar o momento.

4 – Coma sem culpa

Não exagerar também significa comer sem culpa e entender que pode comer de tudo (mas não tudo). Sophie explicou que não existem alimentos proibidos ou permitidos. Se a pessoa quiser batata frita, não precisa trocá-la por bolacha de arroz. Batatas fritas podem fazer parte de uma dieta saudável. Porque tudo depende da situação. A comida por si só não nos fará ganhar peso ou desenvolver problemas de saúde da noite para o dia.

A recomendação é de que as pessoas comam batatas fritas todos os dias, mas observa que o consumo ocasional é bom. Comer batata frita como lanche em certas ocasiões é normal e não há porque ter medo. O segredo é saborear a comida, com prazer e sem culpa. Então você pode se sentir satisfeito com uma pequena quantidade de comida, que é suficiente e não exagerada.

Porém, se a pessoa se sentir culpada ao comer batata frita, por exemplo, deve-se tomar cuidado para não substituí-la por alimentos menos saborosos. Isso pode levar ao ressentimento, o que pode fazer você buscar mais comida. A culpa e a percepção de que certos alimentos são proibidos acabam nos levando a comer mais. Isso pode parecer contraditório, mas é o que é.

Leia também: Saiba quantas calorias devemos ingerir por dia

Gostou deste conteúdo?
Compartilhe ↓↓↓

Share on whatsapp
Compartilhar no WhatsApp
Share on facebook
Compartilhar no Facebook
Pedro Muzy

Pedro Muzy

Especialista em alimentação saúdavel. Produtor de conteúdos digitais e redator web. Atua com produção de conteúdos sobre alimentação e deseja levar seus conhecimentos práticos para mais pessoas e assim ajudá-las a lidar melhor com sua saúde.

↓↓↓ Você também pode gostar ↓↓↓​