Aquele sono tão gostoso do final de semana pode estar com os dias contados em sua vida, pois segundo alguns estudos ele pode ter forte influência no ganho de peso e também no desenvolvimento de diabetes. E para que você fique por dentro deste assunto que interessa a muitos, afinal não tem preço chegar o final de semana para poder dormir mais, sem a preocupação de ter que acordar cedo, hoje estaremos falando um pouco mais sobre a pesquisa.
O estudo foi realizado com 800 pessoas da Nova Zelândia por cientistas ingleses, que as analisaram por alguns anos, onde chegaram a conclusão de que essas mudanças bruscas de horários entre os dias úteis e os dias do final de semana, acabam causando um distúrbio no metabolismo, engordando mais e propiciando o corpo a ter diabetes.
Segundo eles, dormir até tarde no sábado e domingo pode ocasionar um jet lag social, que contribui para o aumento de gordura corporal e doenças como diabetes. A pesquisa é a primeira de muitas que foca no conceito de que a diferença entre as horas de sono podem ocasionar problemas futuros.
- O chefe deste estudo é Michael Parson, e teve esta tese publicada no International Journal of Obesity.
Dormir mais nos finais de semana é quase que obrigação, afinal trabalhamos a semana toda, estudamos e não vemos a hora de poder curtir a nossa caminha. Mas exagerar nas horas de novo podem ocasionar alguns problemas, a dica do estudo é manter um padrão, para que o relógio biológico possa funcionar praticamente todos os dias da mesma maneira.
O que você acha disto? Vai trocar suas horas de sono sagradas por alguns quilinhos a menos? Lembre-se de que os problemas podem estar além do ganho de peso, é importante cuidar de nossa saúde.