A tapioca, que é uma iguaria da culinária nortista e tem também por nome beiju, possui origem indígena e é feita com a fécula que é extraída da mandioca. O seu preparo é muito fácil, basta colocar em uma chapa ou frigideira pré aquecida e esperar até que fique como se fosse uma panqueca. Neste meio tempo a tapioca é recheada, geralmente com coco ralado e leite condensado, queijo, queijo e frango, carne seca, calabresa e muitas outras opções, basta ser criativo.
Que a tapioca é muito fácil de se preparar e é gostosa, muitos concordam, mas existem vários mitos e verdades por trás da receita, principalmente para aqueles que praticam exercícios físicos e estão realizando uma dieta, por isso achamos necessário falar um pouco mais sobre o assunto.
Mitos e verdades sobre tapioca
Mitos
“Uma tapioca é muito menos calórica do que pão”
Na verdade é o contrário. Uma tapioca de 25 gramas por exemplo, possui cerca de 86 calorias, já uma fatia de pão, aqueles de forma mesmo, do mesmo peso, oferecem apenas 67 calorias.
“Fazer o consumo da tapioca no lugar de pão é muito melhor”
Ambos são amidos e oferecem calorias vazias, ou seja, oferecem energia ao seu organismo e nada mais. Os carboidratos do pão e da tapioca são sem fibras (simples). A melhor alternativa é escolher opções com fibras, para que o índice glicêmico seja diminuído, como exemplo o pão integral.
“Para que eu possa emagrecer, o melhor recheio para se usar na tapioca é o queijo de qualquer qualidade”
Como a tapioca é feita no fogo, o queijo misturado com ela e o calor, fazem com que sejam formados produtos de glicação não enzimática do tipo avançada. Mas o que isso significa? Que essa formação, contribui para o envelhecimento das células do corpo.
“Comer tapioca ajuda, pois é bem nutritiva”
Como já foi citado, a tapioca é um carboidrato simples, muito pobre em nutrientes, a sua principal função é fornecer energia e nada mais. Alguns nutricionistas dizem que a farinha de mandioca possui o menor valor nutricional, se comparado a outros tubérculos. Apesar de ser bem pobre nutricionalmente, a tapioca conta com poucos minerais como potássio, ferro e cálcio, assim como vitaminas do complexo B.
“Se eu comer tapioca, vou emagrecer”
Na verdade, é bem pelo contrário. Como a tapioca é uma fonte exclusiva de energia, onde aumenta o seu índice glicêmico, a tendência é você mais engordar, do que emagrecer.
Verdades
“A tapioca é uma ótima fonte de energia”
Não só uma ótima fonte de energia como já foi citado, mas também, energia concentrada e rápida. Muitos atletas e pessoas que praticam atividades físicas ou trabalhos que exijam do corpo por um período prolongado, fazem o consumo da tapioca, para aguentar a rotina de atividades. Como já citado, ela possui um índice glicêmico muito alto, no qual se transforma em energia rapidamente. A tapioca também contribui para a recuperação muscular pós treino.“
Tapioca ajuda a ganhar peso”
Exatamente, a goma de mandioca (tapioca) é a terceira maior fonte de calorias da pirâmide alimentar (os trópicos) com uma quantidade muito significativa de carboidratos de alto índice glicêmico. Onde aproximadamente 60ml de tapioca seca, conta com 135kcal de carboidratos que elevam os níveis de insulina.
Essa verdade, é um pouco triste pra falar bem. E eu que achava que era muito melhor comer tapioca para emagrecer.
“Não é recomendada para diabéticos”
Exato, quando falamos em alto índice glicêmico, diabéticos devem passar longe.
Conhece algum outro mito ou verdade? Deixe seus comentários.