Por que comer alimentos ricos em fibras dietéticas?

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A nutricionista Cris Perroni lista sete benefícios para a saúde e sete dicas de consumo, e ensina recomendações diárias para ingestão de fibras solúveis e insolúveis

A fibra alimentar é um tipo de carboidrato presente nos alimentos, principalmente vegetais, mas também existem carboidratos derivados de animais, como a quitosana nos crustáceos. Eles são resistentes à ação das enzimas digestivas e não serão absorvidos pelo nosso organismo. Eles são divididos em:

Fibra solúvel-pectina, goma, mucilagem, inulina e alguma hemicelulose. São encontrados em frutas (principalmente cascas), aveia e leguminosas, como feijão, ervilha e lentilha;

Fibra-celulose insolúvel, alguma hemicelulose e lignina (a única fibra que não é carboidrato indigestível). Presentes que não contêm grãos inteiros, cascas de vegetais e vegetais com folhas.

A fibra também pode ser obtida com suplementos de fibra solúvel, como banana, inulina e goma.

Recomendação: 14 gramas de fibra para cada 1.000 calorias ingeridas. Ou seja, cerca de 25 a 30 gramas de fibra por dia.
Proporção: Alimentos ricos em fibras consistem em um terço de fibra solúvel e dois terços de fibra insolúvel.
Exemplos de alimentos ricos em fibras: frutas, verduras, legumes, grãos inteiros, farelo, legumes, sementes.

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